Joana revela ofensa: «Fazia-te bem um relacionamento, mas não tens nada para oferecer»

09 set 2020 16:25

No «Você na TV», conhecemos esta jovem que tem paralisia cerebral mas que não se deixa limitar por esta condição.

Pode ter nascido com uma paralisia cerebral que lhe ditou 74% de incapacidade motora, mas não há cadeira de rodas que a prenda. No que faz, no que quer, no que sonha, Joana Nunes, uma jovem de 21 anos, não tem limitações. Não consegue andar, não pode ir à casa de banho sozinha, mas a paralisia cerebral que à nascença lhe roubou os movimentos dos membros inferiores ficou-se por isso mesmo. Joana é uma força da natureza, radical, até já andou de moto de água, e já saltou de paraquedas. Apesar da tenra idade, Joana já viveu muito, e recorda palavras muito cruéis que um dia ouviu da boca de alguém próximo. «Fazia-te bem teres um relacionamento, mas não tens nada para oferecer à outra pessoa». Joana recusa que estar numa cadeira de rodas dê a alguém o direito que pensem que é menos mulher do que as outras.

O amor trouxe-lhe uma motivação acrescida para combater todas as supostas limitações. Conheceu um rapaz especial que viria a ser seu namorado, um relacionamento que a ajuda a superar os dias mais difíceis de enfrentar: «Quando se tem uma pessoa que gosta de nós é tudo mais fácil. E com ele percebi que as coisas acontecem porque têm de acontecer».

Joana luta contra as limitações físicas e, olhando para o seu currículo, ninguém diria que as tem. Estudou, entrou na faculdade, no curso de Psicologia que acabaria por abandonar, fez um curso de pós-produção de vídeo e criou um canal no YouTube onde partilha um pouco da sua vida.