Paulo superou um cancro aos 18 anos e aos 38 está a lutar contra outro

23 set 2020 12:28

No «Você na TV», ficamos a conhecer a história de superação de Paulo Fernandes.

Manuel Luís Goucha convidou para o programa da manhã, Paulo Fernandes, um homem que já passou por dois linfomas de Hodgkin, separados por duas décadas. Aos 18 anos, Paulo, foi diagnosticado com o primeiro cancro e foi direcionado a fazer tratamento no IPO, no Porto. Após 20 anos, e com 38 anos atualmente, Paulo Fernandes volta a enfrentar o mesmo cancro. Durante 20 anos Paulo pensou: «O que eu mais temia na vida, no mundo, era voltar a fazer outra vez quimioterapia».

Paulo Fernandes admitiu que quando tinha 18 anos, era um miúdo rebelde da rua, que ainda era uma criança e que não sabia o que estava acontecer: «Pensava que o cancro era estar cansado, mas foi muito violento... A quimioterapia é muito violenta». Paulo confessou que apenas acreditava na ciência da medicina e não pensava em muito mais.

Sobre o duro período da quimioterapia, pelo qual passou novamente já em adulto, Paulo admitiu: «Eram tratamentos que nos deixavam completamente de rastos, bastante em baixo, e chegávamos mesmo a um ponto em que não queríamos mais viver». Exausto e desmotivado, chegou a dizer aos amigos: «Um dia, se voltasse a ter «aquilo», antes queria terminar com a minha vida ali». Ao longo dessas duas décadas e, enquanto lutava contra os cancros, Paulo praticou desporto e chegou mesmo a ir a provas competir.