Duarte tem uma doença rara: não anda nem fala

29 jun 2020 15:50

No «Você na TV», conhecemos esta criança e toda a sua família.

Duarte Crista tem apenas 8 anos de idade, tendo-lhe sido diagnosticado o Síndrome de Lennox-Gastaut. Trata-se de uma síndrome de epilepsia infantil raro, que provoca um atraso grave de desenvolvimento em todas as áreas, com um grau de incapacidade avaliado em 86%. Duarte é completamente dependente: não tem marcha, não tem linguagem e precisa de ajuda de outra pessoa para lhe dar refeição.

É o sorriso de Duarte que dá força a Andreia, a mãe, que nos últimos oito anos tem vivido o seu maior desafio. Quando Duarte nasceu nada indicava o pesadelo que estava para vir: «No início não notámos nada… Tudo começou quando ele tinha um mês de vida. Começou com tremuras e fui de imediato ao hospital com ele. Só quase dois meses depois de estar internado é que descobriram que as tremuras eram epilepsia.» E tudo mudou desde aquele instante: «A partir daí começámos a notar que o Duarte era uma criança especial».

Os pais não têm dinheiro para todas as terapias e, por essa razão, abriram uma página de facebook para que todos aqueles que querem ajudar o possam fazer.