O Chef Carlos Afonso, que brilhou no «Dia de Cristina», voltou para falar das suas origens

06 out 2020 16:13

No «Você na TV», conversámos com o chef de cozinha do restaurante «O Frade», em Lisboa.

O Chef Carlos Afonso, que foi estrela no «Dia de Cristina», esteve no «Você na TV» à conversa com Manuel Luís Goucha. Carlos Afonso, o Chef do restaurante «O Frade», em Belém, veio cozinhar alguns dos petiscos que pode encontrar no restaurante. Acompanhado do primo Sérgio, recordaram as raízes familiares que os levaram à criação de uma taberna moderna, inspirada na história da família. O Chef contou que quem propôs a ideia de abrir o restaurante foi o primo, Sérgio Frade, que tem formação em cozinha e hotelaria, e o convidou para ser o Chef.

Foi em Beja que tudo começou, há mais de meio século, com uma taberna típica alentejana, que serviu de inspiração para o restaurante que Carlos e Sérgio hoje têm. Aí comiam-se bons petiscos, bebia-se vinho de talha e cantava-se durante a tarde inteira.

O Chef e o primo foram surpreendidos pelas mães Marias, que estiveram também presentes na conversa para falar do negócio da família. A mãe do Chef Carlos confessou que achou estranho quando o filho quis ir estudar hotelaria para Portalegre, mas admitiu: «Começou-se logo a notar que era o sítio certo... Ele era criativo». A mãe de Carlos contou ainda que quando o filho estava a estudar, o Chef Alexandre Silva, notou logo que Carlos tinha nascido para a cozinha e incentivou-o a chegar onde chegou hoje.