Conheça o projeto pioneiro da Santa Casa da Misericórdia que marca presença no Wonderland

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa apresenta-nos o seu mais recente projeto, de nome "Radar", que promete combater o isolamento na população da cidade de Lisboa com mais de 65 anos.

Para alcançar estes objetivo, a prioridade será criar radares de base comunitária, que inclui tanto o comércio local como voluntários, de modo a detetar, atempadamente, situações de risco a que estas possam estar expostas. Desta forma, será possível planear e intervir com ações que permitam, à população em questão, permanecer mais tempo nas suas casas, promovendo assim um maior sentido de comunidade.

Este projeto é pioneiro em Portugal, uma vez que funciona em rede com várias entidades: SCML, Câmara Municipal de Lisboa (CML), Instituto da Segurança Social (ISS), Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARS – LVT), Polícia de Segurança Pública (PSP) e Juntas de Freguesia.

O isolamento afeta muitas pessoas nas nossas comunidades, e é facilmente combatível se nos regermos pelas 3 palavras que definem este projeto: Falar, Escutar e Cuidar.

Veja também