Nelson Évora

Nelson Évora, um dos atletas olímpicos que mais encheu de orgulho todos os portugueses. Nasceu na Costa do Marfim mas veio para Portugal aos 5 anos. Aos 7 anos brincava na rua com os amigos e foi o pai de um deles, ex-atleta João Ganço, que o levou para o atletismo. Aos 10 anos, passou para o Odivelas Futebol Clube e deu nas vistas ao saltar 1,64 m de altura, quando ele media pouco mais de 1,40 m. É então convidado para integrar o Sport Lisboa e Benfica e onde anos mais tarde, 2004, regressa e participa pela primeira vez nos Jogos Olímpicos, que o marcou de forma extraordinária, ao ver o Francis Obikwelu, a ganhar a medalha de prata. Naquele momento pensou que a seguir tinha de ser ele a ganhar uma medalha.

Nos Mundiais de Osaka, o atleta atingiu um dos pontos mais altos da sua carreira ao sagrar-se campeão do mundo em triplo salto com a marca de 17,74 m, a segunda melhor marca mundial do ano e novo recorde nacional.

Nos Jogos Olímpicos de Pequim, Nelson Évora atingiu a marca de 17,67 m em triplo salto e subiu ao 1.º lugar do pódio, tornando-se campeão olímpico com apenas 24 anos.

Tem uma relação especial com a dança, pois leva-o a recordações emotivas com a sua mãe que lhe dizia que deveria sentir a música ao dançar. E é assim que promete trocar a pista de atletismo pela pista de dança durante uns tempos para se divertir e divertir os portugueses.

VÍDEOS
FOTOS