António perde a paciência e dá o grito do ipiranga

  • 3 ago, 00:00
Veja episódio na integra

Em «Festa é Festa»,Tomé (Pedro Teixeira) anda de volta de Corcovada (Maria do Céu Guerra) e pergunta-lhe se estava tudo do seu agrado. Corcovada aproveita para perguntar como estão os preparativos para a festa e Tomé fica todo inchado a contar o que já fez. Manel (Vítor Norte) apressa Corcovada e Tomé pergunta-lhe se já pagou, mas ele consegue esquivar-se.

Glória (Catarina Avelar) continua sentada na caixa e começa a rir-se. Aida (Ana Guiomar) passa-se e começa a tirar rolos de papel de lá de dentro, para que Glória os pague. Glória diz que não veio comprar nada e só queria sentar-se. Glória pergunta por António (Luís Simões) e Aida diz-lhe que está a fazer greve. Glória fica muito curiosa, mas Aida está sem paciência e começa a destruir os rolos de papel.

António (Luís Simões) vai até ao café, pede algo para comer e jornais e revistas para dar uma vista de olhos. Fátima (Marta Andrino) estranha tanta descontração e pergunta-lhe se não devia estar a trabalhar. António refere que está de greve e Fátima fica confusa. Tomé (Pedro Teixeira) estranha ver António refastelado numa mesa, a comer e a lêr o jornal. Tomé pergunta-lhe se não devia estar a trabalhar e fica indignado quando António lhe diz que está a fazer greve. Tomé manda António ir trabalhar e deixar de ser preguiçoso, mas António sabe que tem o direito à greve e Fátima fica do lado dele.

Matateu (Eduardo Madeira) está com um desentupidor numa mão e um piaçaba na outra, com ar de quem não sabe muito bem o que está a fazer. A família continua por ali a protestar com a situação e São (Sílvia Rizzo) está quase a ter um ataque e culpa Fernando (Manuel Marques) pelo sucedido, como sempre. Louis (Valdemar Brito) tenta manter a calma e Peixoto (Vítor Emanuel) elogia o trabalho de Matateu. 

Jorge (Manuel Melo) e Nelinha (Inês Herédia) entram no café a conversar. Nelinha diz que o Sôtor (José Carlos Pereira) lhe enviou uma sms a dizer que em breve fala com ela. Jorge estranha ver António (Luís Simões) ali no café e pergunta se está de folga. Fátima (Marta Andrino) diz que ele está de greve e em uníssono com António diz "por tempo indeterminado". Jorge e Manuela entreolham-se, confusos.

Matateu (Eduardo Madeira) continua a tentar desentupir a fossa, mas sem sucesso. Louis (Valdemar Brito) acha melhor chamar os bombeiros. Vuitton (Beatriz Costa) diz que os segue no instagram e fazem uns calendários muito interessantes. Matateu diz que também o convidaram para tirar a roupa, mas ele recusou. 

Corcovada (Maria do Céu Guerra) está deitada no sofá, descalça e de caipirinha na mão. Está cansada de ter andado nas compras e relaxa. Florinda (Ana Brito e Cunha) pergunta-lhe se precisa de mais alguma coisa e entrega-lhe uma carta que chegou de manhã. Corcovada fica com um ar sério quando vê que a carta é do Brasil.

Betinha (Ana Marta Contente) está a trabalhar, mas nota-se que está de mau-humor e repete frases de Bino (Pedro Alves) da noite anterior, quando o tentava seduzir. Betinha recebe uma mensagem de Paulo (Hélder Àgapito) a informar que o jantar será na sala de sócios e reclama por não ter sorte nenhuma com os homens.

A sala continua numa grande confusão e Fernando (Manuel Marques) diz que Peixoto (Vítor Emanuel) já resolveu o problema, só não podem é usar a casa de banho. Louis (Valdemar Brito) acha melhor chamarem os bombeiros. Vuitton (Beatriz Costa) está indecisa com o filtro para a storie que acabou de fazer. São (Sílvia Rizzo) culpa Fernando pelo que se se passou, mas ele já está habituado a que tudo seja culpa dele.

Corcovada (Maria do Céu Guerra) está debruçada sobre a carta, quando Ana Carolina (Beatriz Barosa) aparece e pergunta se está tudo bem. Corcovada diz que lhe dói a cabeça e que vai descansar um bocadinho. Ana Carolina fica preocupada, mas sacode os maus pensamentos e vai para a cozinha.

São (Sílvia Rizzo) chegou à conclusão que deviam ter ligado logo para os bombeiros, pois contar com Peixoto (Vítor Emanuel) é inútil. Fernando diz que Peixoto só serve para lhes sacar dinheiro e que teve de lhe pagar as galochas. Louis (Valdemar Brito) diz que já ligou para os bombeiros e que eles se fartaram de rir por terem uma fossa no meio da sala. São acha que vão ser a chacota da aldeia.

Ana Carolina (Beatriz Barosa) entra na cozinha à procura de Florinda (Ana Brito e Cunha), mas só encontra Carlos (Rodrigo Paganelli). Ana Carolina pergunta por Florinda e revela que está preocupada com Corcovada (Maria do Céu Guerra). Carlos está amuado com Ana Carolina, mas ao perceber que ela está preocupada, fala com ela.

Corcovada (Maria do Céu Guerra) anda às voltas pelo quarto, procurando um esconderijo para a carta. Corcovada guarda-a numa gaveta, mas depois volta a tirá-la de lá por não achar que seja um local suficientemente seguro. Corcovada aperta a carta contra si, enquanto pensa onde escondê-la.

Carlos (Rodrigo Paganelli) também fica intrigado por Corcovada (Maria do Céu Guerra) estar com dores de cabeça, pois conhece-a desde que nasceu e nunca a viu assim. Carlos fica ainda mais preocupado quando Ana Carolina (Beatriz Barosa) lhe diz que ela recusou um xiripiti e disse que ia dormir um bocadinho para as dores passarem.

António (Luís Simões) está por ali a comer pasteis de nata. Paulo (Hélder Ágapito) pede a Fátima (Marta Andrino) para usar a sala de sócios para fazer um jantar romântico e promete que deixa tudo num brinco. Fátima quer saber mais pormenores, mas Paulo não se adianta muito.

Betinha (Ana Marta Contente) , ainda de trombas, avisa que Camila (Marta Gil) está à espera de Bino (Pedro Alves). Betinha informa que vai sair mais cedo porque tem um jantar e Bino fica incomodado. Ele diz que Betinha não pode fazer o que quer e já fala com ela, depois de atender Camila.

Aida (Ana Guiomar) vem ao café à procura de António (Luís Simões) e ao ver a vitrine dos bolos vazia, percebe que ele está por ali. Aida exige que António volte para a mercearia, mas ele recusa-se. Aida afirma que se vai sindicalizar, pois também considera que seja explorada pelo empregado. Ficam ali a debater quem explora mais quem. Fátima (Marta Andrino) fica do lado de António.

Camila (Marta Gil) quer saber que medidas é que Bino (Pedro Alves) já tomou para resolver o problema do Sôtor (José Carlos Pereira). Bino fica aflito e diz que já deu início ao processo, mas que não é fácil encontrar um médico de um dia para o outro e pergunta se não se estarão a precipitar, ao substituir o Sôtor. Camila fica surpreendida e intrigada.

Episódios

Mais Episódios