Tua: autarca teme por encerramento da linha - TVI

Tua: autarca teme por encerramento da linha

  • Portugal Diário
  • 27 mar 2007, 10:00
Buscas no Tua (foto Pedro Sarmento Costa/Lusa)

Após apresentado relatório do acidente em Mirandela

O presidente da Câmara de Mirandela disse esperar que o custo dos investimentos recomendados pelo Governo após os relatórios ao acidente na linha do Tua não seja o motivo para o encerramento da linha, informa a agência Lusa.

Recorde-se que o Ministério das Obras Públicas divulgou nesta segunda-feira os relatórios ao acidente ferroviário com uma composição do Metro de Mirandela na linha do Tua, em 12 de Fevereiro, que «apontam para o desabamento de pedras como causa do descarrilamento da automotora».

Na sequência dos relatórios, o Ministério ordenou ao Laboratório Nacional de Engenharia Civil e à Refer uma avaliação das intervenções necessárias à reabertura da linha, com os respectivos custos, prazos de execução e propostas de solução.

Em declarações Lusa, o presidente da Câmara de Mirandela, José Silvano, disse que as recomendações do Governo vão ao encontro do que a autarquia defendeu após o acidente, que provocou a morte de três pessoas e ferimentos em mais duas. As recomendações visam a aquisição de uma máquina de detecção de aluimentos e a realização de um estudo geológico das margens da linha.

José Silvano justificou a defesa destas medidas para «restabelecer psicologicamente o sentimento de segurança nos utentes da linha».

Contudo, espera que os custos das recomendações do Governo «mesmo que significativos não sejam o motivo para o encerramento da linha». Quanto às causas do acidente, o autarca disse não ter havido surpresas, porque eram «evidentes no local do acidente».

José Silvano disse ainda que estão agora reunidas as condições para que comecem as obras de recuperação e manutenção da Linha no local do acidente.
Continue a ler esta notícia