Freeport investe 3,8 milhões de euros este ano - TVI

Freeport investe 3,8 milhões de euros este ano

  • Rui Pedro Vieira
  • 9 fev 2007, 14:57
Freeport

(notícia actualizada)

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O CEO do Freeport, Iestyn Roberts, anunciou esta sexta-feira um plano de investimento de 3,8 milhões de euros que inclui alterações na arquitectura actual do «outlet» de Alcochete. A medida surge como resposta à negação de qualquer situação de iminente falência do complexo.



«Estamos muito desapontados com os 6 lojistas que abriram falência, dado que propusemos outra forma de colaboração para melhorar a sua situação», referiu o CEO em conferência de imprensa.



Um dos receios dos lojistas que abriram processo de insolvência foi a dificuldade do Freeport não conseguir responder a alterações dos créditos bancários, o que foi recusado pela administração: «O que houve foi uma renegociação normal do contrato de empréstimos, em que, se antes apresentávamos dois milhões de euros por trimestre, agora passamos a pagar dez milhões por ano», explicou Iestyn Roberts, sublinhando que «os reembolsos dos empréstimos estão adiantados face aos prazos».



Para sublinhar «a boa saúde» do grupo, que apresenta reservas de cash de 20 milhões de euros, a administração do Freeport garante que quer «aumentar o tempo de permanência no centro», o que vai implicar mudanças na arquitectura do espaço. Assim, haverá reforço da praça central (que deixa de estar preparada para espectáculos ao ar livre), criação de uma área multiusos e de uma esplanada coberta e demolição do restaurante do claustro para dar lugar a um jardim.

4 milhões de visitantes em 2006

O Freeport de Alcochete recebeu, no ano passado, cerca de 4 milhões de visitantes e é o maior «outlet» da empresa britânica Freeport PLC, estando, segundo Iestyn Roberts, «no top 3» dos mais rentáveis do grupo: «Não temos nada a esconder, temos sim motivos de orgulho», acrescentou.

Actualmente com 153 lojistas e 60% da sua área comercial ocupada, a administração do Freeport reconhece que a «restauração está a negociar abaixo da performance geral do Centro, mas esperamos que a abertura dos cinemas, previstas para Abril, corrija esta situação», referiu Iestyn Roberts. Em Dezembro de 2006, o outlet atingiu uma subida de 10% nas vendas, motivado pelas compras de Natal.

Até ao início de 2009, a administração espera ter toda a área comercial preenchida, estando já renovadas 11 salas de cinema para a reabertura com «uma major nacional» em Abril.
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