Economia alemã deve ter contraído no 2º trimestre - TVI

Economia alemã deve ter contraído no 2º trimestre

Mundial, dia 16 (a chanceler germânica Angela Merkel Alemanha-Suécia)

Contracção deverá ter sido de 1%

Relacionados
A economia alemã, a maior da Zona Euro, deverá ter registado uma contracção de 1% no segundo trimestre deste ano.

A informação é avançada pelo «Sueddeutsche Zeitung» mas os números oficiais sobre o Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha só deverão ser conhecidos para a semana.

A provável contracção da economia alemã tinha já sido admitida pelo Governo alemão e também pelos economistas, devido à conjuntura internacional, de abrandamento. A somar à crise, há ainda a escalada da inflação, nomeadamente nos combustíveis e alimentos, que penaliza o poder de compra das famílias alemãs e a situação financeira das empresas, e a valorização do euro, que penaliza as exportações.

A verificar-se, esta contracção seguir-se-á a uma expansão de 1,5% nos primeiros três meses do ano, o ritmo mais elevado de expansão dos últimos 12 anos.

Recorde-se que a previsão do Governo alemão para a totalidade do ano de 2008 aponta para um crescimento de 1,7%, que deverá depois desacelerar para 1,2% em 2009.

Esta é uma má notícia não apenas para a Alemanha, mas também para as outras economias da Zona Euro, incluindo Portugal, já que a Alemanha representa um terço do PIB dos quinze países que aderiram à moeda única e é também o terceiro maior destino das nossas exportações.
Continue a ler esta notícia

Relacionados