EUA: autoridades vão queimar parte de mancha de petróleo no mar - TVI

EUA: autoridades vão queimar parte de mancha de petróleo no mar

Poluição (arquivo)

Objectivo é evitar que cheguem a zonas ecológicas sensíveis

Relacionados
A Guarda Costeira dos EUA vai queimar algumas partes da mancha de petróleo que estão a aproximar-se de zonas ecologicamente sensíveis no delta do rio Mississípi.

A enorme mancha, com uma extensão de 130 quilómetros, está a ser alimentada por uma fuga num ponto de extracção, no fundo do mar, após a explosão da plataforma petrolífera que o explorava, no Golfo do México, e situa-se já a 80 quilómetros de distância da costa do estado da Luisiana.

De acordo com a CNN, a queima será uma operação controlada, através do isolamento de partes do combustível. O objectivo é evitar o que poderá tornar-se num dos maiores incidentes deste tipo na história dos EUA, com mil barris de petróleo a serem libertados por dia para o mar.

Desde a explosão e naufrágio da plataforma «Deepwater Horizon», na semana passada, que estão desaparecidos onze trabalhadores. Além destas pessoas, 115 foram resgatadas, uma delas está hospitalizada.

A BP, proprietária deste poço de petróleo, está a tentar travar a fuga de petróleo para o oceano, com recurso a oito robots submarinos. Mas os mais de 1500 metros de profundidade do local estão a dificultar as operações.
Continue a ler esta notícia

Relacionados