Já fez LIKE no TVI Notícias?

Crise afecta indústria cinematográfica norte-americana

Relacionados

Número de licenças atribuídas para a rodagem de filmes em Los Angeles desceu 56%

A indústria cinematográfica norte-americana, afectada pela crise económica, enfrenta uma baixa sem precedentes nas suas receitas e uma redução do número de películas filmadas no país, o que implica também a supressão de milhares de empregos.

Um dos indicadores desta situação é o número de licenças atribuídas para a rodagem de filmes em Los Angeles, que desceu 56% no período de Janeiro a Março, diz a AFP.

PUB

E, apesar de as receitas de bilheteira terem aumentado 14% no início do ano, a crise levou à supressão de mais de 22 mil postos de trabalho na área (cerca de 10%) só em Janeiro, de acordo com os serviços de emprego do estado da Califórnia.

Prevista apenas a rodagem de cinco grandes filmes

A queda das vendas de DVD, o declínio das receitas publicitárias e uma diminuição das fontes de financiamento contam-se entre os problemas que afectam a Meca do cinema, que viu a produção de publicidade destinada à televisão sofrer uma quebra de 34%.

De acordo com dados do sector, para este ano, em Los Angeles, apenas está prevista a rodagem de cinco filmes dos grandes estúdios, contra os 15 filmados em 2008.

Além da crise económica internacional, o declínio em Hollywood deve-se à concorrência estrangeira, já que vários países oferecem benefícios fiscais que tornam as filmagens muito mais baratas do que na Califórnia.

PUB

Relacionados

Últimas