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Que anúncios gostamos de ver no cinema?

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Bebidas alcoólicas, carros, telecomunicações e banca. São estas as áreas que dominam os anúncios que actualmente passam nas salas de cinema nacionais.

No entanto, os anunciantes continuam a apostar pouco no cinema como espaço para divulgação de publicidade. Actualmente, a sala escura representa apenas 0,5 por cento do total do mercado publicitário. E assim se deve manter este ano, segundo referiu à Agência Financeira a Screenvision, um dos principais players do negócio a nível mundial que, em Portugal, explora 430 ecrãs.

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«Num ano complicado como é 2009 é bastante difícil fazer previsões de volume de investimentos publicitários. O cinema deverá, no entanto, manter a sua quota», refere a empresa, que considera o facto positivo, atendendo à «constante contenção de budgets» por parte das empresas.

Por esse motivo, o cinema vai continuar a funcionar como ecrã comercial para quem quer avançar com «soluções inovadoras e criativas» a nível de publicidade, tendo como principal alvo os jovens, urbanos e com poder de compra. «É um perfil difícil de atingir e impactar através da comunicação em outros meios e que em cinema é o target preferencial», explica a Screenvision.

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Os estudos deste nicho de mercado publicitário referem que o cinema é entendido como meio que permite maior memorização por não existir zapping e além disso tem a vantagem de permitir o controlo efectivo do número de contactos reais, sem audimetria ou sondagens, sendo o número de espectadores aferido pelo número de bilhetes vendidos.

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A publicidade em cinema pode vir ainda a crescer com a técnica digital 3D: «Acreditamos que, dentro de três a cinco anos, a projecção em 35 mm será totalmente substituída pela projecção digital. E isto vai alterar por completo a publicidade em cinema», refere a Screenvision, justificando que a tecnologia permitirá maior flexibilidade no planeamento que, deste modo, «deixará de estar exclusivamente ligado ao dia de estreia de filmes».

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Actualmente, quase 10% dos 430 ecrãs detidos pela Screenvision estão já equipados com tecnologia digital. A nível de conteúdos, espera-se a estreia de 14 filmes em 3D este ano, valor que contrasta com os três exibidos em 2008.

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Em matéria de preços, há muitas variáveis a ter em conta na altura de exibir um anúncio em muitas salas de cinema.

Passar um spot de 30 segundos em 430 salas durante uma semana custa, segundo o valor de tabela, 46.500 euros. Mas, explica a Screenvision, tudo «dependerá de vários factores como secundagem de spot, timing da campanha, e o próprio planeamento».

Por isso, há pacotes comerciais em que o mesmo anúncio de 30 segundos pode ficar por 5 mil euros.

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