Já fez LIKE no TVI Notícias?

Associação Empresarial acredita que Portugal escapará à recessão

AEP congratula-se com dados do INE

O presidente da Associação Empresarial de Portugal (AEP) congratulou-se esta sexta-feira com os dados do Instituo Nacional de Estatística (INE) apontando a estagnação da economia portuguesa este ano e afirmou-se convencido de que Portugal escapará à recessão que afecta vários países europeus.

«Estou convencido de que Portugal vai passar isto (crise internacional) com uma situação de estagnação ou de quase estagnação, mas sem entrar em recessão», afirmou José António de Barros em declarações à agência «Lusa».

PUB

Algo que a confirmar-se, salientou, acontece «no centro de uma União Europeia onde, globalmente, se entrou em recessão técnica».

Para o dirigente, «neste caso a dimensão de Portugal joga a seu favor, pela agilidade quer das suas empresas, quer demonstrada pelo Governo nos últimos tempos, com os instrumentos financeiros que tem lançado».

Por outro lado, os anos de crise que a economia portuguesa tem vivido «já acomodaram grande parte da adaptação que era preciso fazer».

Convicto de que, até final do ano, a economia portuguesa irá manter «um crescimento próximo do zero», José António Barros considera que, em 2009, «seria excelente qualquer coisa entre os zero e os 0,3%».

«A Europa, em termos médios, vai ter um decréscimo no próximo ano e acredito que, desta vez, vamos estar acima da média», disse.

De acordo com a estimativa rápida do INE, a economia portuguesa estagnou no terceiro trimestre deste ano, face aos três meses anteriores, escapando à recessão em 2008.

PUB

Últimas