Já fez LIKE no TVI Notícias?

Ser «cool» na estrada está «in»

Campanha «Condutor 100% cool» alerta jovens para condução defensiva

«Promover a ideia de que os jovens podem continuar a divertir-se, sem beber álcool» é o objectivo da campanha «Condutor designado 100% Cool», afirma Mário Barreto, da Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas (ANEBE).

«O condutor 100% Cool é uma pessoa que se sacrifica em prol dos amigos e que assume a responsabilidade pelo grupo. Não pode ser sempre a mesma pessoa tem de ser um processo rotativo», afirma Mário Barreto.

PUB

No debate acerca da relação dos «Jovens e Álcool», Mário Barreto explicou que esta campanha, dirigida a jovens entre os 18 e os 30 anos, tem como objectivo passar «uma mensagem que apele ao consumo moderado e responsável» de bebidas alcoólicas.

Através de campanhas publicitárias, apresentadas em lugares específicos como casas de banho de bares e discotecas e distribuição de folhetos, a ANEBE «pretende salvar vidas e evitar a associação entre álcool e condução», salientou.

Neste momento, a campanha da ANEBE dispõe de «Brigadas 100% Cool», compostas por grupos de jovens que entre as 22h e as 5h da manhã percorrem as zonas nocturnas mais frequentadas de Lisboa e entregam folhetos, numa espécie de movimento checking-in, em que informam onde vão estar entre as 02h e as 05h a realizar testes de alcoolémia.

A tentativa de criar uma «marca 100% Cool», pretende divulgar um «comportamento que seja desejável para os jovens e que, ao mesmo tempo, faça passar a ideia de que se oferece uma série de privilégios a quem aderir ao conceito», explicou o responsável da ANEBE.

PUB

A iniciativa do condutor «100% Cool» começou em 2002, com uma fase-piloto, em Lisboa, e com um protocolo com as bombas de gasolina da BP, onde eram distribuídos folhetos com mensagens de prevenção rodoviária aos condutores, «precisamente num espaço onde é provável que os jovens passem antes de sair para a noite», referiu Mário Barreto.

Após quatro anos de campanha, a ANEBE divulgou o balanço da iniciativa onde se confirma, através de inquérito, que 25 por cento dos jovens inquiridos já se propuseram a ser condutores designados, 22 por cento foram escolhidos enquanto 58,8 por cento foram conduzidos por jovens com taxa 0 de álcool.

Ainda no âmbito da campanha de prevenção, «100% Cool», a ANEBE prevê a criação, em Março, de um cartão «Condutor 100% Cool» que identifique uma espécie de «tribo de jovens da noite mais responsável».

PUB

Últimas