Já fez LIKE no TVI Notícias?

Economia alemã volta a crescer no início do ano

Relacionados

Escapa à recessão

A economia alemã voltará a crescer no início de 2012 e escapará à recessão, depois da queda de 0,2 por cento no último trimestre de 2011, segundo previsões do Instituto de Economia de Berlim (DIW) divulgadas esta quarta-feira.

Assim, o Produto Interno Bruto (PIB) alemão deverá registar uma subida de 0,1 por cento nos primeiros três meses de 2012, «mas, no seu conjunto, a evolução económica continuará tensa», disse o diretor do DIW para a área de estudos da conjuntura, Ferdinand Fichtner, em comunicado à imprensa.

PUB

O economista germânico justificou esta previsão no barómetro mensal do DIW sobre a conjuntura com a desfavorável situação na indústria, ao contrário do que acontece no comércio a retalho, onde a situação tende a desanuviar-se.

Depois da primavera, a conjuntura «deverá voltar a reanimar-se, o que significa que os efeitos da crise na zona euro sobre a economia alemã deverão limitar-se ao semestre de Inverno», acrescentou Fichtner.

Os impulsos positivos deverão vir, sobretudo, da procura interna, enquanto as exportações só deverão começar a ter uma melhoria mais acentuada na segunda metade do ano, ainda segundo o DIW.

«O mercado de trabalho continua a ter uma evolução muito positiva e os aumentos dos rendimentos dos trabalhadores reforçarão o consumo privado», sublinhou Fichtner.

Simultaneamente, os baixos juros praticados pelo Banco Central Europeu (BCE) deverão impulsionar os investimentos, enquanto as exportações sofrerão os efeitos do abrandamento da economia mundial, acrescentou o economista berlinense.

PUB

Relacionados

Últimas