Já fez LIKE no TVI Notícias?

«Tenho muitas saudades do cinema»

Alexandra Lencastre falou ao PDiário da sua personagem na telenovela «Tempo de Viver» e dos seus planos para o futuro

Quando «Tempo de Viver», telenovela actualmente em exibição na TVI, chegar ao fim, a actriz Alexandra Lencastre já sabe em que ecrã gostaria de aparecer: no cinema. Em declarações exclusivas ao PortugalDiário, a actriz referiu, no entanto, que também estará disponível para outros projectos televisivos, caso seja essa a vontade de José Eduardo Moniz, responsável pela estação de Queluz.

Apesar de reconhecer que o ritmo de filmagens desta telenovela exige férias após o último episódio, Alexandra afirma ter «muitas saudades do cinema», mas não revela se tem ou não algum projecto futuro já definido. Apenas muitas intenções: «voltar a fazer teatro», e talvez apresentar um talk-show porque ainda continua «fascinada pelas pessoas».

PUB

Alexandra Lencastre é uma actriz multifacetada. Passou pelo cinema, pelo teatro e pela televisão - onde actualmente interpreta a personagem Fátima na telenovela «Tempo de Viver», da autoria de Rui Vilhena.

Fátima é uma mulher humilde que aceitou ser presa no lugar da filha. Após uma temporada na cadeia, a personagem tenta transformar-se numa mulher cheia de força, empreendedora e esbelta. Alexandra viu-se obrigada a engordar seis quilos para a primeira fase deste papel, peso que teve de perder agora.

«Tento humanizar muito as personagens, não para ganhar algo com isso, mas para ter a consciência tranquila em como não estou a defraudar ninguém. A pior coisa que me pode acontecer é chegar a casa e sentir que não fiz o melhor que podia, que não dei o litro». Quanto ao papel das novelas, Alexandra considera que estas devem ter uma função pedagógica, passando «exemplos e mensagens às pessoas» de forma subliminar.

Reconhece que nem sempre é fácil separar a actriz da personagem que interpreta: «Tenho em comum com a Fátima zonas muito profundas. Cada vez que ela diz que faria tudo pela filha, entendo tanto que até dói.»

Alexandra identifica-se mais com Fátima do que com Luísa, a vilã de Fala-me de Amor. «Apesar de não ser uma personagem bombástica, não é fácil fazer de Fátima. É uma personagem que está muito desligada do seu corpo, em termos amorosos e sensuais», conta. E essa não é a Alexandra Lencastre que o público conhece, razão para que a actriz reconheça o valor dessa transformação: «Há actores que têm uma personalidade mais vincada do que outros. Eu anulo-me um bocado para representar».

PUB

Últimas