Já fez LIKE no TVI Notícias?

Países do G8 pouco fizeram para travar aquecimento global

Relacionados

Países mais criticados são os EUA, Canadá e Rússia

São os oito países mais desenvolvidos do mundo, mas são também dos países que mais contribuem para o aquecimento global. A uma semana da próxima cimeira do G8, um estudo do Fundo Mundial para a Natureza citado pelo 20minutos prova que EUA, Japão, Reino Unido, Itália, Alemanha, França, Canadá e Rússia pouco ou nada fizeram para diminuir as mudanças climáticas.

«Nenhum dos oito países tomou medidas suficientes para manter o aquecimento global da terra abaixo dos dois graus centígrados», afirmou Regine Günther, especialista do Fundo Mundial para a Natureza.

PUB

Quer isto dizer que os países do G8 não estão a cumprir as metas traçadas pelos próprios para travar a escalada progressiva do aquecimento global. O estudo deixa um alerta: na próxima cimeira, que será realizada entre 7 e 9 de Julho no Japão, é preciso chegar a acordo quanto à redução de emissão de dióxido de carbono. Para cumprir essas metas, o G8 precisa de assegurar 40% de redução para 2020 e 80% até 2050.

Os melhores e os piores

EUA, Canadá e Rússia são os três países do G8 com pior nota no estudo e mesmo os melhores têm críticas a apontar. O Reino Unido tem leis inovadoras para protecção do clima e já melhorou bastante nas emissões, mas desenvolveu pouco as energias renováveis e a eficiência energética.

A França tem-se destacado nas metas a longo prazo, no entanto tem falhado muito a curto prazo. Segundo o mesmo estudo, a Alemanha é líder nas energias renováveis, mas borra a pintura quando se fala em dióxido de carbono.

PUB

Relacionados

Últimas