Já fez LIKE no TVI Notícias?

Nova ETAR do Barreiro começa a receber esgotos em Fevereiro

Relacionados

Problemas iniciais já foram ultrapassados

A Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) do Barreiro e Moita vai começar a receber prossivamente efluentes no início de Fevereiro, estando já resolvidos os problemas de abastecimento energético, escreve a Lusa.

«Após a conclusão das obras de construção como previsto, observou-se um ligeiro atraso no início dos testes devido a questões relacionadas com o abastecimento energético da ETAR, situação que foi ultrapassada no passado dia 10 de Janeiro», disse à Lusa fonte da empresa Simarsul.

PUB

Nesta altura já estão em curso os testes necessários para a ETAR entrar em funcionamento, sendo anunciado para o início de Fevereiro «a recepção progressiva de águas residuais».

A empreitada de construção da ETAR de Barreiro/Moita, a maior ETAR do Sistema da Simarsul, empresa do Grupo Águas de Portugal que é concessionária da gestão e exploração do Sistema Multimunicipal de Saneamento de Águas Residuais da Península de Setúbal, consiste num investimento superior a 17 milhões de euros.

A ETAR está inserida no Subsistema de Drenagem e Tratamento do Barreiro/Moita, o qual inclui, na sua componente «em alta», e para além desta infraestrutura, os sistemas de drenagem e elevatórios do Subsistema do Barreiro/Moita.

Está também previsto que a população possa visitar as instalações da nova ETAR.

«No âmbito da sua política de Educação Ambiental, a SIMARSUL tem, desde o inicio da Concessão, promovido inúmeras visitas às infraestruturas de tratamento de água residuais urbanas, o que se reforçará com a inclusão da ETAR do Barreiro/Moita no leque de instalações que proporcionam aquele serviço à Comunidade», acrescentou a mesma fonte.

A ETAR irá tratar cerca de 90 por cento do concelho do Barreiro e 92 por cento do concelho da Moita.

PUB

Relacionados

Últimas