Já fez LIKE no TVI Notícias?

Como serão implantadas as portagens nas SCUT?

Relacionados

Doze deputados do PSD enviaram requerimento ao Ministério das Obras Públicas

Doze deputados do PSD eleitos pelos círculos do Porto, Braga e Viana do Castelo enviaram um requerimento ao Ministério das Obras Públicas solicitando esclarecimentos sobre como serão implantadas as portagens nas auto-estradas SCUT (sem custos para o utilizador).

Este requerimento surge na sequência da revelação feita por Jorge Coelho, administrador da Mota/Engil ao «Diário Económico», segundo a qual a empresa estaria a criar uma participada, designada Equimetragem, para gerir a cobrança de portagens reais em algumas concessões SCUT.

PUB

As concessões em causa seriam a Norte Litoral, Grande Porto e Costa de Prata.

O requerimento enviado ao ministério considera que «porque se atravessou toda uma legislatura com multiplicadas declarações inconsequentes por parte do Ministério das Obras Públicas, torna-se exigível, na mudança do seu titular máximo, uma resposta clara e definitiva do Governo quanto às reais intenções nesta matéria».

Os deputados pretendem também que o ministério esclareça como é que vai ser feita a cobrança e qual a entidade que as cobrará.

Outra questão incluída refere-se ao destino das verbas arrecadada.

O deputado Jorge Costa, um dos subscritores do requerimento, quer saber «se aquelas verbas constituirão receita do Ministério das Finanças, se revertem para a Estradas de Portugal, no âmbito da sua competência de pagar rendas às subconcessionárias, ou se serão comparticipação directa a estas empresas».

O grupo pede ao ministério que clarifique qual a periodicidade de revisão do critério de aplicação das portagens e se existe a possibilidade de reversão futura da sua aplicação, ou seja, se as referidas auto-estradas podem voltar a tornar-se em SCUT.

Os deputados querem também saber o que implica a revisão dos contratos de subconcessão com as concessionárias SCUT, quais os custos associados à introdução das portagens e ainda qual a calendarização do processo.

PUB

Relacionados

Últimas