Já fez LIKE no TVI Notícias?

Salão de Genebra: velocidade e ecologia

Relacionados

Dos carros do dia-a-dia, ao todo-o-terreno, sem esquecer o luxo «veloz» das marcas mais caras, há de tudo para todos os gostos na Suíça

A 80ª edição do Salão de Genebra é verde e veloz. A maior exposição de automóveis da Europa conta com a participação de 30 países que estrearam novos conceitos, em 250 expositores. Numa coisa todos os fabricantes estão em sintonia: o futuro é para os automóveis mais ecológicos. As principais marcas têm até ao próximo domingo para mostrar as novas «beldades» e conquistar compradores.

A aposta numa gama amiga do ambiente constitui o prato forte de várias marcas: a Citroen, com o DS3 Racing, um novo desportivo, e o C-Zero, um veículo «com uma solução 100% eléctrica», combina estilos diferentes, mas ecologicamente sustentáveis.

PUB

Da Volkswagen, há novidades para Portugal. A nova carrinha Sharan vai ser fabricada pela Autoeuropa, em Palmela. Outro dos destaques da marca vai para a nova pick-up Amarok, melhor do desempenho ecológico: as emissões de CO2 dos motores TDI «ficam abaixo dos 200g/km, um limite que até agora nunca tinha sido ultrapassado» por este segmento.

Da Seat, a preocupação com o ambiente também acontece nos modelos mais desportivos. Com uma autonomia de 18 Kwh e uma potência constante até aos 68 CV, a velocidade de ponta do Seat IBE pode atingir os 160 km/h. Velocidade e ecologia, num único modelo.

Já o novo modelo eléctrico da Opel chegou a Genebra pelos seus próprios meios. O Ampera utiliza uma tecnologia de motorização eléctrica que permite alcançar uma autonomia superior a 500 quilómetros.

Oito novos modelos Nissan a caminho

Oito novos modelos foram os trunfos guardados pela Nissan para apresentar em Genebra. Entre eles está o Leaf, um veículo eléctrico apresentado pela primeira vez em solo europeu, o novo Automóvel Compacto Global (substituto do Micra) e o crossover compacto Juke.

PUB

Do oriente, as novidades da Toyota não ficam atrás. Com duas estreias europeias, o Toyota Prius híbrido eléctrico e o Toyota RAV4 são exemplos de veículos que apostam numa mobilidade sustentável. O novo Prius preenche também o leque das novidades da marca: com uma tecnologia híbrida HSD permite «uma escolha única de avançadas motorizações amigas do ambiente no centro do segmento C».

Os carros de «luxo» também surpreenderam. O lançamento do Porsche 918 Spyder Hybrid tem o acelerador mais fundo do salão, já que alcança os 350 km por hora e tem uma potência de 500 cavalos. Um veículo rápido que rapidamente esgota o seu selo ecológico, uma vez que funciona a energia eléctrica apenas num raio de 28 km.

O Ferrari 599 é mais verde. Até na cor. É o modelo híbrido mais amigo do ambiente do que qualquer outro da marca italiana. Com baixos consumos, emite menos 35% de gases poluentes. E tem um acelerador também de fazer inveja.

Vendas sobem quase 13% na Europa

São novidades que as marcas de automóveis esperam vir a animar o sector que parece ter dado já os primeiros sinais de retoma no mês de Janeiro. Em toda a Europa, as vendas aumentaram quase 13% em relação ao mesmo período do ano passado. No total, foram registados 1.085 milhões de veículos.

As expectativas estão, por isso, em alta: o sector prevê comercializar mais automóveis em 2009. A primeira prova de fogo, no Salão de Genebra, parece ter sido superada a uma semana do balanço final.

PUB

Relacionados

Últimas