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Autoeuropa afasta despedimentos até 2010

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Administração e Comissão de Trabalhadores discutem medidas contra baixa de produção

A Comissão de Trabalhadores e a administração da Autoeuropa discutem esta terça-feira eventuais medidas para minimizar os efeitos da baixa de produção no sector automóvel mas com a garantia de que não haverá despedimentos de efectivos até 2010.

A crise mundial, que continua a afectar fortemente o sector automóvel, levou a administração da Autoeuropa a propor algumas medidas adicionais para fazer face ao problema mas com a garantia de manutenção dos postos de trabalhos de todos os efectivos, tal como estabelecido no acordo de empresa de 2003, entretanto renovado, diz a Lusa.

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Segundo a Comissão de Trabalhadores (CT), as últimas propostas apresentadas pela administração, a 23 de Março, apontavam para um único turno de trabalho, com as implicações monetárias e laborais que dai poderiam resultar, ou para dois turnos mas com algumas condições.

Neste caso, ainda de acordo com a CT, teria de haver uma redução diária da produção e a possibilidade de recurso ao «lay-off» (pagamento máximo de 66% do salário) logo que a maioria dos trabalhadores ultrapassasse os «down days» (número de dias previsto para a paragem de produção).

Administração e trabalhadores reúnem-se na expectativa de acordo

Uma terceira hipótese que terá sido sugerida pela empresa passava pela manutenção do trabalho a dois turnos e de todos os postos de trabalho mas também com vários dias de paragem ao longo do ano.

Neste caso, os dias de paragem que ultrapassassem o número de «down days» previsto para 2009, deveriam reverter para um banco de horas ao sábado, «hora por hora».

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A CT recusou as propostas da administração da Autoeuropa por considerar que as mesmas eram «extremamente prejudiciais para os trabalhadores», tendo apresentado duas alternativas que, no essencial, garantem o pagamento de uma parte do trabalho do trabalho realizado aos sábados, mesmo para os trabalhadores que já cumpriram mais dias de paragem do que os «down days» previstos para este ano.

Apesar das divergências, a administração e a CT da Autoeuropa mantêm o clima de diálogo e voltam a reunir-se hoje, pelas 10h00, na expectativa de que seja possível um novo acordo para fazer face às dificuldades que se vivem no sector automóvel.

A produção dos Multi-Purpose Vehicle (MPV) Volkswagen Sharan e Seat Alhambra na Autoeuropa está temporariamente parada, até 24 de Abril, tal como previsto no progarma de «down days», mantendo-se em funcionamento a montagem de outros produtos da fábrica de Palmela, designadamente do Volkswagen Eos.

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