Já fez LIKE no TVI Notícias?

Como escolhe o seu banco? Maioria prefere o dos amigos

Existir uma suscursal perto de casa ou os conselhos dos familiares são factores que também pesam na hora de escolher. Já os custos ou as remunerações oferecidas ficam para segundo plano

Quando chega a hora de escolher: que banco optar para ter a principal conta à ordem? Uma escolha difícil que, para muitos portugueses, é baseada na recomendação dos amigos ou aquele que tenha uma sucursal mais perto de casa ou do local de trabalho.

Os dados são do Inquérito à Literacia Financeira da População Portuguesa 2010, cujos resultados definitivos foram apresentados esta terça-feira pelo Banco de Portugal (BdP) em Lisboa.

PUB

No inquérito, 35 por cento dos inquiridos disseram ter escolhido o seu banco por conselho de um familiar ou de um amigo; 23 por cento optaram por um banco com um balcão próximo de casa ou do local de trabalho; 14 por cento foram obrigados a escolher o banco por exigência do empregador; e 12 por cento optaram pelo banco onde têm crédito à habitação ou outros empréstimos.

Menos de dez por cento dos inquiridos disseram escolher o banco que oferecia custos mais baixos ou remunerações mais elevadas, exactamente a mesma percentagem que nem sabe o que é a Euribor.

Da mesma forma, familiares e amigos são uma das principais fontes de conselhos sobre que produtos bancários escolher: 25 por cento dos inquiridos escolheram esta opção.

Conselhos ao balcão influenciam escolhas

No entanto, a principal fonte de informação na aquisição de produtos financeiros são os conselhos recebidos nos balcões dos próprios bancos (resposta eleita por 54 por cento).

PUB

Já o aconselhamento junto de entidades especializadas é mencionado, apenas, por cinco por cento dos inquiridos, quase tanto como aquele que é obtido pela Internet ou televisão.

É por isso que o governador do BdP, Carlos Costa, lançou recados à responsabilidade dos bancos, que não devem induzir o endividamento.

Os números do BdP indicam ainda que 74 por cento dos inquiridos não sabe ou só sabe «de forma aproximada» o valor das comissões de manutenção de conta cobradas pelo seu banco.

Os primeiros resultados do inquérito à literacia financeira foram apresentados pelo BdP em Outubro de 2010.

O inquérito foi feito com base em duas mil entrevistas porta-a-porta realizadas entre Fevereiro e Março de 2010 pela firma de estudos de opinião Eurosondagem. Os resultados têm uma margem de erro de 2,2 por cento para uma probabilidade de 95 por cento.

PUB

Últimas