Já fez LIKE no TVI Notícias?

Carlos Santos Ferreira: perfil do 4º presidente do BCP

Relacionados

Carreira como gestor engloba várias áreas

Carlos Santos Ferreira é o novo presidente do BCP. O maior banco privado português e segundo maior do País ganha assim o seu quarto presidente, o terceiro em menos de um ano.

O gestor, que até há bem pouco tempo era líder da maior instituição bancária em Portugal, a Caixa Geral de Depósitos (CGD), renunciou ao cargo que exercia precisamente para formar lista e se candidatar à presidência do Conselho de Administração Executivo do Millennium bcp.

PUB

O novo homem-forte do BCP é licenciado em Direito pela Faculdade de Lisboa e foi aí que iniciou a sua carreira como assistente de António Sousa Franco.

Consultor jurídico nos primeiros anos da sua vida profissional, integrou a gestão da ANA Aeroportos de Portugal em 1977.

Do seu «curriculum» constam ainda passagens pelo Aeroporto de Macau e pelo ramo segurador do grupo BCP.

Na década de 90 liderou a Mundial Confiança, de onde se demitiu após a polémica gerada com António Champalimaud devido ao negócio com o Santander.

Há cinco anos assumiu a vice-presidência da Estoril Sol, onde ficou dois anos. Saiu para assumir o cargo de presidente do Conselho de Administração da Caixa Geral de Depósitos.

A sua carreira teve também uma vertente política. Integrou a Secretaria de Estado da Segurança Social e foi deputado do Partido Socialista à Assembleia da República entre 1976 e 79.

Chegou a conselheiro pessoal do primeiro-ministro, na altura em que António Guterres estava à frente dos destinos do País.

O gestor tem actualmente 59 anos. Antes dele apenas tinham presidido ao BCP o seu fundador, Jorge Jardim Gonçalves, Paulo Teixeira Pinto e Filipe Pinhal.

PUB

Relacionados

Últimas