Já fez LIKE no TVI Notícias?

BNP espera prejuízos de 1,4 mil milhões no 4º trimestre

Relacionados

Lucros de 2008 terão caído 60% para 3 mil milhões

O BNP Paribas registou prejuízos de 1,4 mil milhões de euros no quarto trimestre, o primeiro da sua história.

É essa a previsão do Conselho de Administração do banco que esteve reunido neste domingo para analisar os resultados preliminares da instituição e definir a forma como o Grupo deverá participar na segunda fase do Plano Francês de Apoio ao Financiamento da Economia Real.

PUB

Em comunicado, a instituição refere que este período se caracterizou por «movimentos excepcionalmente violentos nos mercados de capitais», particularmente nos mercados accionistas.

As receitas do segmento Corporate e Investment Banking foram negativas em Outubro e Novembro, voltando a atingir valores positivos em Dezembro.

Embora a gestão de custos tenha sido flexível, o aumento simultâneo do custo do risco deverá levar a resultados, antes de impostos, negativos neste segmento em cerca de 2 mil milhões de euros no quarto trimestre.

Além disso, a queda acentuada dos mercados accionistas (cerca de 45% em 2008, 20% dos quais no quarto trimestre) deverá resultar em desigualdades na carteira de investimentos do grupo de cerca de 400 milhões de euros, depois de impostos.

Já em relação ao ano de 2008, os lucros do BNP Paribas terão caído 60 por cento para um total de 3 mil milhões de euros.

«No exercício de 2008, o BNP Paribas deverá registar um resultado líquido de aproximadamente 3 mil milhões de euros, graças ao bom desempenho dos segmentos de retalho e Asset Management and Services. Estas apostas chave beneficiaram da crescente atractividade do Grupo», refere a instituição em comunicado.

PUB

O banco registou no ano passado 200 mil novas contas de particulares em França e 50 mil em Itália. Já os activos sob gestão ficaram nos 10 mil milhões de euros.

O BNP destaca ainda ter beneficiado «da sua reduzida exposição tanto aos activos de maior risco como aos países mais afectados pela crise».

Com base nestes resultados previstos, o rácio «Tier 1» deverá situar-se em cerca de 7,5%, em 31 de Dezembro de 2008.

AG extraordinária

O Conselho de Administração do Grupo decidiu convocar uma Assembleia Geral Extraordinária com vista a propor aos accionistas a emissão de acções preferenciais sem direito de voto e relativas ao capital «Core Tier 1», no valor de 5,1 mil milhões de euros, assim como o reembolso da dívida emitida em Dezembro de 2008, no valor de 2,55 mil milhões de euros.

Também este ano, a nível global, o BNP Paribas vai reduzir significativamente os activos ponderados.

«Esta redução será operada sobretudo no segmento Corporate and Investment Banking, em consequência das medidas tomadas que envolvem, em particular, a moderação da exposição aos riscos do mercado», refere o banco em comunicado.

O Conselho de Administração vai reunir-se no dia 18 de Fevereiro para encerrar as contas definitivas do exercício de 2008, decidir sobre a proposta de dividendos a apresentar à Assembleia Geral Ordinária e definir a data da Assembleia Geral Extraordinária.

PUB

Relacionados

Últimas