Já fez LIKE no TVI Notícias?

Obama vai reforçar regulação financeira

Relacionados

Presidente norte-americano prepara a reforma mais ambiciosa desde os anos 30

Barack Obama vai avançar com uma reforma da regulação financeira. O objectivo passa por reforçar os poderes da Reserva Federal sobre o sector.

O anúncio deverá ser feito já esta quarta-feira e há já quem apelide esta reforma como a mais ambiciosa desde os anos 30, diz a AFP.

PUB

A meta do presidente da maior economia do mundo passa por «tranquilizar o povo americano sobre o facto de o sistema financeiro ir passar a ser mais bem controlado. Algo essencial para a nossa retoma económica», disse o secretário do Tesouro, Timothy Geithner, e o conselheiro económico da Casa Lawrence Summers, num editorial publicado esta segunda-feira pelo Washington Post.

Em cima da mesa estão cinco pontos. Entre eles a criação de um regime de regulação mais estável, mais flexível e eficaz». Também os fundos de investimentos de risco podem ver-se submetidos a um processo de vigilância, tal como, as instituições financeiras que deverão ser submetidas a um controlo da Reserva Federal americana (Fed).

A meta passa por exigir aos bancos e às grandes instituições financeiras certos níveis de capitalização, liquidez e endividamento, atenuando assim os riscos susceptíveis de destabilizar a economia.

Já os poderes da Fed sairão reforçados, de forma a prevenir uma eventual falência, que a acontecer, poderia ameaçar o sistema inteiro.

PUB

Relacionados

Últimas