Já fez LIKE no TVI Notícias?

Lisboa domina acesso à Internet no mercado residencial

Relacionados

Lisboa é o concelho com maior índice de penetração da Internet em Portugal, revela a um estudo da IDC.

Em finais de 2005, cerca de 72 por cento das famílias de Lisboa dispunham de acesso à Internet a partir de casa, dos quais 81% através de Banda Larga, contra uma média de 36% e 78% respectivamente em Portugal Continental, anuncia a empresa em comunicado.

A Grande Lisboa é a região com maior nível de desenvolvimento tecnológico, 67% das famílias dispõem de um PC e 56% de acesso à Internet, seguindo-se o Grande Porto com 53% e 40%, e no fim da tabela o Baixo Alentejo com apenas 7% e 5% respectivamente, no final de 2005.

PUB

Apesar dos níveis de penetração de PCs e utilização da Internet em Portugal ainda serem uns dos mais baixos da Europa Ocidental, a utilização da Internet e da Banda Larga pelas famílias que possuem um computador pessoal (PC) é extremamente alta, 80% e 62% respectivamente.

Banda Larga é meio de acesso preferido e ADSL mais utilizada

Analisando a tecnologia de acesso à Internet, em 2003 mais de 50% dos acessos eram feitos através de ligações analógicas.

Passados dois anos, para além do crescimento do número de lares com acesso à Internet, a proporção relativa à tecnologia de acesso inverteu-se, no final de 2005 a IDC verificou que cerca de três quartos dos lares com acesso à Internet já dispunham de Banda Larga, na maioria ADSL.

Apesar do crescimento generalizado do ADSL, e de este já representar mais de 50% das ligações de Banda Larga, a implantação dos vários tipos de tecnologia de acesso seguem padrões distintos entre os lares das zonas geográficas inquiridas. Em regiões em que a cobertura geográfica do serviço de televisão por Cabo é mais expressiva, particularmente Lisboa e Vale do Tejo, a penetração dos acessos por Cabo é destacadamente mais significativa.

PUB

E-mail é das aplicações mais utilizadas na Internet

A maioria dos internautas em Portugal utiliza a Internet para comunicação, 88% através de aplicações de e-mail, 70% de Instant Messaging e 19% para VoIP (voz sobre IP). A consulta de páginas online também já é uma prática bastante comum para 80% dos utilizadores da Internet.

O download de música e vídeo apresentam também já taxas de utilização bastante significativas. No caso dos downloads de música gratuitos e pagos a percentagem é de 33% e 26%, respectivamente, nos downloads de vídeo gratuitos a percentagem é de 22% e nos pagos de 14%.

Ligações à Internet devem crescer 11% até 2010

A IDC contabilizou cerca de 1,3 milhões de ligações à Internet no final de 2005 no mercado residencial, o que representa um crescimento anual de 17% relativamente a 2004. Para o período em análise utilizado no estudo, 2005-2010, a IDC prevê uma taxa composta de crescimento anual de 11%, ultrapassando as 2,1 milhões de ligações em 2010.

Ao nível do tipo de tecnologia de acesso no mercado residencial, em 2005 o ADSL e o Cabo estavam praticamente empatados, representando respectivamente 38,5% e 38% do total de ligações. No que toca a tendência de evolução no período em análise, o estudo prevê um crescimento anual médio de 20% para o ADSL e de 9% para o Cabo.

PUB

Relacionados

Últimas