Já fez LIKE no TVI Notícias?

Preço de acesso à net vai baixar 14%

Relacionados

Os preços de acesso à internet vão baixar, por causa da OPA da Sonaecom à PT.

A separação das redes fixas (cabo e cobre) resultará «numa redução de preços de 14% em média» no serviço de acesso à Internet de banda larga, garante um estudo efectuado, a pedido da Autoridade da Concorrência (AdC), por Pereira e Ribeiro.

Esse estudo é citado pela AdC nas considerações globais sobre a operação de compra da PT pela Sonaecom, vertida no projecto de decisão, a que o «Diário de Notícias» teve acesso.

PUB

Para a AdC, a separação das redes permitirá aumentar a penetração da banda larga, já que as empresas que deterão o cobre e o cabo competirão entre si. «Como consequência, esperar-se-á uma redução de preços», que foi estimada nos tais 14%.

O que significa, segundo esse mesmo estudo, que «para os actuais clientes do serviço de acesso à Internet de banda larga, isso traduzir-se-ia num aumento do excedente do consumidor de 2,56 euros por família por mês».

Os ganhos poderiam assim atingir, para os actuais clientes, os 243 milhões de euros, assumindo-se um horizonte temporal de 12 anos. Para os novos clientes, estima-se ganhos de 289 milhões de euros, acreditando esse estudo que a «descida de preços contribuirá para um aumento do número de clientes de banda larga, com efeito sobre a taxa de penetração deste serviço». Os efeitos nos preços começariam dois anos depois da separação, diz a mesma análise.

PUB

Relacionados

Últimas