Já fez LIKE no TVI Notícias?

Crédito à habitação: bancos apertam critérios

Relacionados

Inquérito aos bancos sobre mercado de crédito revelam que «exigência» também se traduziu em spreads mais elevados

Os critérios de aprovação de empréstimos a particulares para aquisição de habitação ficaram mais apertados, durante o primeiro trimestre de 2009, segundo um inquérito aos bancos sobre o mercado de crédito, relativo ao mês de Abril, realizado pelo Banco de Portugal (BdP).

Dois bancos adoptaram mesmo critérios «consideravelmente mais exigentes», esclarece o BdP.

PUB

Comprar ou arrendar: prós e contras

Aquisição de imóvel: um plano a longo prazo

«O aperto verificado nos critérios de aprovação do crédito à habitação terá continuado a reflectir essencialmente a deterioração das expectativas quanto à actividade económica em geral e das perspectivas para o mercado de habitação», pode ler-se no estudo enviado às redacções.

«A maior exigência nas condições de concessão de crédito ter-se-á traduzido em spreads de taxa de juro mais elevados, nos empréstimos de risco médio e, principalmente, nos de maior risco, numa redução do rácio entre o valor do empréstimo e o valor da garantia, e numa maior exigência em termos de garantias».

Segundo o Banco de Portugal, o «custo de financiamento e restrições de balanço continuaram a contribuir também para uma maior restritividade dos critérios» e «neste contexto, um dos bancos participantes indicou a escassez de liquidez nos mercados como factor indutor de maior restritividade nas condições de aprovação de empréstimos desta natureza».

Para o segundo trimestre deste ano, três bancos antecipam que irão adoptar critérios mais restritivos, um dos quais de forma considerável, e todos os inquiridos perspectivam uma diminuição da procura de empréstimos. Um dos bancos disse mesmo esperar uma «diminuição considerável».

PUB

Relacionados

Últimas