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Crédito à habitação lidera reclamações no Banco de Portugal

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Número cresceu 68% em 2007

Os portugueses estão a reclamar mais dos serviços financeiros: de 2006 para 2007, as queixas recolhidas pelo Banco de Portugal (BdP) cresceram 62 por cento, para um total de 10.606.

O tema que gera mais reclamações é mesmo o crédito à habitação, que cresceu 68 por cento, de 129 para 217 notificações por cada milhão de clientes dos bancos.

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Os dados, divulgados no «Relatório de Supervisão Comportamental 2007» da instituição, apontam ainda para questões que se prendem com contas bancárias como segundo tópico mais referido, com um total de 95 reclamações por milhão de clientes. Este valor permite confirmar uma subida de 33% face ao ano anterior.

Seguem-se questões ligadas ao crédito ao consumo, com 67 queixas, mas que representam a mais acentuada variação face a 2006: um crescimento de 326%.

Dos temas relacionados com os sistemas de pagamentos, os cheques são a matéria com maior peso nas reclamações junto do BdP, tendo, em 2007, cerca de sete reclamações por milhão de cheques processados no sistema de compensação interbancária. Já os cartões originaram cerca de 51 queixas por cada milhão de clientes.

Por outro lado, as máquinas ATM registaram cerca de 25 reclamações por cada mil infra-estruturas.

Bancos procuram soluções

Perante este cenário, o BdP conclui: não existem «indícios de infracção por parte da instituição de crédito ou correcção da situação apresentada pela instituição de crédito, por sua iniciativa ou por recomendação ou determinação específica do Banco de Portugal, incluindo o encerramento com medidas adequadas».

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A instituição presidida por Vítor Constâncio diz ainda que, perante a reclamação do cliente, os bancos procuram geralmente tomar medidas para solucionar a situação apresentada.

«Por outro lado, as instituições de crédito seguem usualmente as recomendações do Banco de Portugal quando há lugar a medidas de correcção de situação apresentada pelo cliente», refere ainda o organismo.

60% dos casos sem infracção

Dos casos recebidos, a instituição concluiu que, em 60% dos processos, «não existiam indícios de infracção por parte das instituições de crédito». Além disso, em 40% das situações, as reclamações foram resolvidas pelas instituições, de imediato ou por intervenção ou recomendação específica do BdP.

Recorde-se ainda que o número de reclamações recebidas através de Livro de Reclamações é mais do dobro do número das que são enviadas directamente ao Banco de Portugal.

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