Já fez LIKE no TVI Notícias?

Constâncio: «É o bater no fundo em termos de crescimento»

Relacionados

Governador diz que «queda de 2% do PIB foi uma surpresa»

«A queda de 2% do PIB português, que se verificou no 4º trimestre, foi uma surpresa. Os números excederam o previsto, sendo que isso vai afectar as taxas médias de crescimento para 2009», afirmou esta terça-feira o governador do Banco de Portugal.

Vítor Constâncio disse ainda, à entrada para o Conselho Nacional da Confederação das Industrias Portuguesas, que «é provável uma revisão em baixa para este ano» na economia portuguesa, que vive «um momento de grande incerteza».

PUB

Desemprego aumenta para 7,8%

«A economia poderá ter um crescimento a rondar o 1%», avançou o governador, avisando que «tudo é possível» e que «2010 será um ano difícil».

Questionado pelos jornalistas sobre o apoio às Pequenas e Médias Empresas, Vítor Constâncio disse que «há muitas maneiras para se apoiarem» as empresas, mas estas «têm de olhar para os custos».

«Numa recessão também há oportunidades», frisou, e por isso as «empresas devem inovar e consolidar as suas marcas». Ainda sobre o PIB, Constâncio considera que o valor revela a «capacidade das empresas de aguentarem níveis de desemprego».

Vítor Constâncio avisou ainda que não será possível dizer se este trimestre «vai ser melhor ou pior»: «Se continuarmos com este depressivo a situação pode agravar-se».

PUB

Relacionados

Últimas