Já fez LIKE no TVI Notícias?

Economia portuguesa afundou 2,1% no 4º trimestre

Relacionados

Contracção é o dobro do esperado e a maior dos últimos 25 anos

O Produto Interno Bruto (PIB) nacional registou uma contracção de 2,1% no quarto trimestre do ano passado, face ao homólogo de 2007, e 2% face ao trimestre imediatamente anterior, revelam os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

O valor é muito superior ao esperado pelos analistas que apontavam para cerca de 1% e é também o pior desde 1984, ou seja, dos últimos 25 anos. Para além disso, representa o ~terceiro pior desempenho entre os países da Zona Euro e da União Europeia.

PUB

A estimativa rápida do INE confirma assim a entrada de Portugal em recessão técnica, caracterizada por dois trimestres consecutivos de contracção, na segunda metade de 2008. No trimestre precedente, o PIB tinha já recuado 0,1%.

Economistas pouco surpreendidos

Ministro: início de 2009 dá sinais negativos

Zona Euro também contrai 1,5%

A queda do PIB deve-se sobretudo ao contributo negativo da procura interna, em especial do investimento, mas também ao contributo negativo da procura externa líquida, provocado pela queda expressiva das exportações.

No conjunto do ano passado, depois de se saber este valor, o PIB português deverá ter registado uma variação nula, ou seja, estagnou.

PUB

Relacionados

Últimas