Mais de 2,5 milhões de portugueses costumam ir ao cinema, de acordo com o estudo Bareme Cinema, da Marktest, relativo ao período de Abril de 2008 a Março de 2009.
Este valor representa 30,5% do universo em estudo, mas apresenta uma grande diferenciação quando analisada a idade dos entrevistados, já que entre os jovens dos 15 aos 17 anos, 65% garante ter o hábito de ir ao cinema, tal como 67,2% dos jovens entre os 18 e os 24 anos.
PUB
A ocupação e a classe social são igualmente variáveis e revelam «diferenças de consumo importantes», com os valores a chegarem aos 60,2% junto dos indivíduos da classe social alta, baixando para os 14% junto dos indivíduos da classe social baixa.
Entre as regiões também são observadas diferenças, com os valores a oscilar entre os 24% entre os residentes no Interior Norte e os 40% registados no Grande Porto.
O mesmo estudo diz ainda que no Grande Porto e no Interior Norte, o Arrábidashopping é o complexo de cinemas com maior penetração.
A mesma posição é ocupada pelo Bragaparque junto dos residentes no Litoral Norte, pelo Almada Fórum junto dos residentes no Litoral Centro, pelo C. C. Colombo junto dos residentes na Grande Lisboa e pelo Fórum Algarve junto dos residentes no Sul.
A amostra deste estudo é distribuída em 4 vagas trimestrais de 6.006 entrevistas cada, totalizando 24.024 entrevistas por cada 4 trimestres agrupados. O método de recolha é a entrevista telefónica assistida por computador.
PUB