Já fez LIKE no TVI Notícias?

Disparo da Galp favorece saldo positivo do PSI20

Energia e banca são sectores com maiores ganhos

A sessão segue em alta, numa correcção face às perdas generalizadas registadas na sessão desta quinta-feira. O PSI20 trepa 1,25 por cento para os 12.995,70 pontos.

A contribuir para este resultado positivo está a Galp Energia, que atingiu já um novo recorde esta sexta-feira(ao chegar aos 16,58 euros) e que continua a disparar 6,74%.Recorde-se que, na passada quarta-feira, a valorização deveu-se a uma recomendação do UBS que destacava que haveria mais reservas de petróleo nos poços do Tupi Sul que a Galp explora no Brasil, em parceria com a Petrobrás.

PUB

Ainda no sector energético, a EDP também segue a valorizar 0,88% para os 4,56 euros, depois desta quinta-feira o Governo ter anunciado que arrecadou 1.015 milhões de euros com obrigações da eléctrica nacional.

Já no sector da banca, o BCP segue a valorizar 2,19% para os 2,80 euros no dia em que o «Diário Económico» avança que o presidente da instituição, Filipe Pinhal, pode desistir do banco se não reunir mais apoios à sua lista proposta para o Conselho de Administração.

Por outro lado, o BES está inalterado nos 15,50 euros, enquanto o BPI escala 0,95% para 5,30 euros. Esta sexta-feira, o chairman da instituição Artur Santos Silva explicou que o recente reforço do BPI no capital da PT Multimédia se deve ao potencial de valorização desta empresa no seu sector.

A dona da TVCabo está a ganhar 0,63% para os 9,58 euros. Ainda nas telecomunicações, a Portugal Telecom apresenta ganhos mais moderados, de 0,11% para os 9,17 euros, e a Sonaecom trepa 1,07% para os 3,78 euros.

PUB

Destaque ainda para a Martifer que anunciou a compra de dois parques eólicos na Alemanha por 91 milhões de euros: em bolsa, as acções crescem 0,48% para os 8,35 euros.

As restantes praças europeias seguem mistas: o IBEX ganha 0,16%, o CAC 0,03% e o FTSE 0,11%. Em sentido inverso, o DAX derrapa 0,17%.

Nos Estados Unidos, os mercados devem abrir em baixa, em reacção aos receios de uma possível recessão reiterada por Alan Greenspan esta sexta-feira.

PUB

Últimas