Já fez LIKE no TVI Notícias?

Lula acusa EUA de demorarem a reagir face à crise financeira

Relacionados

Medidas efectivas de apoio às instituições tardaram

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, considera que os Estados Unidos demoraram a reagir perante a turbulência financeira.

«O governo dos Estado Unidos demorou a tomar uma atitude», disse este sábado, em São Paulo, ao participar num comício, citado pela «Agência Brasil».

PUB

O político tem em conta que a crise está a ter reflexos na economia mundial e, por isso, assumiu estar a analisar «à lupa» os contornos da situação.

«Finalmente, ontem, o presidente George Bush assinou um pacote disponibilizando cerca de 500 mil milhões de dólares para comprar os títulos podres das empresas que estavam em queda», acrescentou.

De acordo com o jornal «The New York Times», as Finanças norte-americanas vão passar a sustentar o investimento das instituições financeiras até ao valor avançado, ou seja ded 700 mil milhões de dólares (485 mil milhões de euros) assumindo o encargo das mesmas durante dois anos, incluindo os activos imobiliários.

Desta forma, o Departamento do Tesouro norte-americano compromete-se a adquirir activos de qualquer instituição «com sede nos Estados Unidos» e as Finanças terão a possibilidade de, sempre que assim o desejarem, manter em seu nome os activos recuperados.

PUB

Relacionados

Últimas