Já fez LIKE no TVI Notícias?

«Muito cuidado» com os travões

Películas finas de gelo e travagens bruscas podem ser combinação fatal. Geada invisível aumenta o perigo. Saiba quais os melhores caminhos a seguir e as alternativas disponíveis

Este ano a época festiva tem mais um perigo na estrada, além dos habituais, o gelo. As baixas temperaturas, especialmente no Norte do país, podem levar à criação de finas películas de gelo que tornam a condução ainda mais perigosa. Saiba quais os cuidados a ter e as estradas com mais risco.

A A3, que liga Porto a Braga, é ao inicio da tarde desta sexta-feira a única auto-estrada que tem gelo no pavimento, avançou ao PortugalDiário fonte da Brigada de Trânsito. No entanto, mais estradas podem vir a formar geada.

PUB

Vários troços do IP3 e do IP4, nomeadamente viadutos, estão sujeitos à formação de gelo. Também as estradas municipais e nacionais no interior Norte, como as Beiras e Trás-os-Montes, estão mais sujeitas a baixas temperaturas.

«É preciso ter em conta que o gelo é invisível. Os automobilistas devem circular a velocidades ainda mais baixa e evitar ao máximo as manobras bruscas e as travagens a fundo. É preciso muito cuidado com os travões, pois podem levar a deslizamentos», explicou fonte da BT. As correntes para os pneus só devem ser utilizadas na neve.

Os melhores caminhos

O final de tarde de sexta-feira e o sábado de manhã prometem ser períodos de tráfego intenso. A Brigada de Trânsito da GNR compilou os itinerários a seguir, assim como as principais alternativas.

Assim se vai de Lisboa para o Algarve deverá seguir pela Ponte 25 de Abril ou Ponte Vasco da Gama, depois (A2) até à Via do Infante e seguir até Portimão. Poderá também optar pela Estrada Nacional nº125 e seguir em direcção a Portimão e Lagos, ou ainda, pela EN 124, saindo da A2 em S.Bartolomeu de Messines, passando por Silves em direcção também a Portimão.

PUB

Em alternativa, a partir de Grândola (A2) pode seguir pelo IP8 até Sines onde deverá ir em direcção a Odemira e, posteriormente, por Aljezur (EN 120) até Lagos onde poderá depois tomar a EN125.

Já para a Região do Sotavento deve seguir a Ponte 25 de Abril ou Vasco da Gama, A2, e Grândola Sul. A partir daí, tome a direcção de Sta. Margarida do Sado, pela Estrada Nacional nº 259, e siga por Ferreira do Alentejo (EN 121) até Beja. Prossiga pela Estrada Nacional nº122, por Mértola até Vila Real de Santo António, ou então, Ponte 25 de Abril ou Vasco da Gama, A2 até ao Algarve e a partir daí, pela Via do Infante (A22/IP1) até ao nó de Castro Marim ou, se preferir, opte pela Estrada Nacional nº125 por Faro-Olhão-Tavira e Vila Real de Santo António.

Se vai de Lisboa para o Norte do país siga a auto-estrada do Norte (A1) ou EN1 (IC2), podendo ainda, a partir de Leiria, utilizar a EN 109 (IC1), por Figueira da Foz-Aveiro-Espinho e Porto.

Pode também optar pela A8 até a Leiria. A partir daí, prossiga pela EN 1 (IC1) ou pela EN 109 (IC1) até Espinho. Pode utilizar a A14 a partir da Figueira da Foz em direcção a Coimbra retomando a A1.

Informa-se também, que a AE 15 que liga a AE1 (na zona de Santarém), com a AE8 (na zona de Óbidos), pode ser utilizada como alternativa em caso de ocorrências que obriguem ao corte de alguma daquelas Auto-Estradas.

Mais conselhos úteis de trânsito aqui.

PUB

Últimas