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TGV/Ota: ministro quer conhecer melhor os projectos

Luís Campos e Cunha escusou-se a dar para já uma opinião sobre os dois projectos

O ministro de Estado e Finanças escusou-se hoje a dar uma opinião sobre o TGV ou a construção de um novo aeroporto, remetendo-a para quando conhecer os projectos em concreto.

Na Comissão de Orçamento e Finanças de discussão das Grandes Opções do Plano (GOP) e em resposta à pergunta se concordava ou não com a construção do novo aeroporto e do TGV, Luís Campos e Cunha disse que só depois de conhecer os "projectos concretos" da "alta velocidade (com comboios que andam a mais de 220 quilómetros/hora) e da OTA" é que poderia ter uma opinião.

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O ministro salientou que os 650 milhões de euros anunciados para o investimento no novo aeroporto de Lisboa são apenas para projectos.

O governo anunciou no início Julho que iria avançar ainda nesta legislatura com as obras no terreno do novo aeroporto de Lisboa e do comboio de alta velocidade, prevendo um investimento público de 650 milhões de euros para o aeroporto e de 1.500 milhões de euros para o comboio de alta velocidade.

Depois das declarações de hoje do ministro das Finanças fica a dúvida sobre se o dinheiro para o novo aeroporto vai ser afinal para projectos ou para construção em si mesma.

Em declarações aos jornalistas, à saída da comissão parlamentar, o ministro das Finanças não esclareceu esta dúvida, preferindo antes reiterar a necessidade de conhecer em concreto os projectos finais do aeroporto e do comboio de alta velocidade, nomeadamente os seus financiamentos e a sua localização e traçados.

Fonte oficial do Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações disse hoje à Lusa que os 650 milhões de euros são "essencialmente para projectos, mas até final da legislatura haverá lugar a outros actos, como expropriações e movimentos de terra".

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A mesma fonte salientou ainda que o ministro Mário Lino estará na quarta-feira na Assembleia da República, estando disponível para prestar quaisquer esclarecimentos.

Na comissão, Campos e Cunha defendeu ainda que é desejável que quando a análise dos projectos em concreto estiver feita, ela seja divulgada publicamente, para as pessoas poderem formular as suas próprias opiniões.

O Governo e o ministro das Finanças têm-se referido ao comboio de alta velocidade e nunca a TGV.

O TGV anda a mais de 300 quilómetros/hora, mas há outros comboios que também andam a mais de 200 quilómetros/hora, como o Alfa Pendular, que hoje já opera entre Lisboa e o Porto.

Actualmente, há algumas partes do percurso ferroviário entre essas duas cidades onde o Alfa Pendular já anda a mais de 220 quilómetros/hora, mas como há outras em que a travessia se faz a uma velocidade mais baixa, o tempo de ligação entre Lisboa e Porto é ainda de cerca de três horas.

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