Já fez LIKE no TVI Notícias?

Autoeuropa gasta mais dinheiro para eliminar resíduos que outras fábricas

Relacionados

A Autoeuropa gasta mais dinheiro para eliminar os seus resíduos perigosos do que as outras fábricas Volkswagen em Espanha ou Alemanha.

Isto devido à ausência de um sistema integrado de tratamento de resíduos industriais perigosos em Portugal.

O responsável pelo Controlo Ambiental da fábrica de Palmela, Paulo Baptista, refere no jornal interno da Autoeuropa, que «há um recuso à exportação no caso das lamas de tratamento de efluentes, de fosfatação e de pintura» e revela que em Portugal já vão existindo «destinos licenciados para resíduos que no passado foram exportados, como no caso dos solventes usados».

PUB

«A situação da gestão de resíduos em Portugal é muito penalizadora para a indústria, não só porque o país ainda não atingiu a sua auto-suficiência em termos de soluções», mas também devido «aos custos logísticos associados à sua localização geográfica», refere.

Para termos uma ideia, o custo que a Volkswagen Autoeuropa teve em o ano passado com a gestão dos resíduos foi de 17,6 euros por carro produzido. Em outras fábricas do grupo, esses custos rondam os 4,5 euros (Espanha) e os 6 euros (Alemanha), por carro produzido.

PUB

Relacionados

Últimas