Já fez LIKE no TVI Notícias?

Jonathan Demme preside a próximo Festival de San Sebastián

Certame decorre entre 18 e 27 de Setembro

O realizador norte-americano Jonathan Demme, vencedor de um Óscar para o melhor realizador pelo filme «O silêncio dos inocentes»(1991), será o presidente do júri oficial da próxima edição do Festival de Cinema de San Sebastián, escreve a Lusa.

A organização do certame, que decorrerá entre 18 e 27 de Setembro, anunciou num comunicado a designação de Demme, que apresentará em San Sebastián, fora de competição, a sua nova longa-metragem, «Rachel Getting Married», e uma versão inacabada do documentário «Neil Young Trunk Show: Scenes from a Concert», sobre o último concerto deste músico.

PUB

Com «O silêncio dos inocentes», Demme, que, além de realizador, é produtor e guionista, marcou pontos no cinema de «suspense» e converteu Hannibal Lecter numa das personagens de referência do cinema moderno.

O realizador gosta de trazer ao seu cinema temas fortes - por exemplo, a SIDA, em «Philadelphia» (1993) - mas não recusa a comédia e, quando a faz, a crítica e o público, em regra, aplaudem, como no caso de «Selvagem e perigosa», de 1986.

Interessa-se também pela relação entre o rock e a imagem e, neste âmbito, fez «Stop Making Sense» (1984) para o grupo Talking Heads, reflectiu as emoções do músico canadiano em «Neil Young: Heart of Gold» (2006) e realizou videoclips para New Order e Bruce Springsteen, entre outros.

PUB

Últimas