Já fez LIKE no TVI Notícias?

Filme galardoado em Veneza abre festival na ilha Terceira

«Belle de Jour» recebeu Leão de Ouro em 1967

O filme «Belle de Jour», de Luis Buñuel, galardoado com o prémio Leão de Ouro no Festival de Cinema de Veneza 1967, abre a temporada de «Cinema Alternativo», a 6 de Setembro, na Ilha Terceira, escreve a Lusa.

A iniciativa do Instituto Açoriano de Cultura (IAC) prolonga-se até 27 de Dezembro com a exibição de 16 filmes «de qualidade alternativos ao circuito comercial», maioritariamente originários do continente europeu.

PUB

De acordo com Jorge Bruno, presidente do IAC, «os filmes, galardoados nos mais importantes certames e festivais internacionais de cinema, nunca foram exibidos na ilha Terceira».

O ciclo de cinema deste ano, que integra cinema e cinema-documentário relativo à república de Cabo Verde, apresentará também trabalhos dos realizadores Francisco Manso, Carlos Brandão Lucas e Ana Lisboa.

«A base dos critérios de selecção dos filmes escolhidos foram a sua qualidade e os prémios recebidos», assinalou Jorge Bruno.

A presença de Cabo Verde, acrescentou, visa promover a aproximação entre aquele país africano e os Açores.

Os filmes são exibidos aos Sábados às 18:00 no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo e à mesma hora aos Domingos no Auditório do Ramo Grande da Praia da Vitória.

De Portugal marcam presença as películas «Lobos», de José Nascimento, (Portugal - 2007), «Brincar Tabanca», de Carlos Brandão Lucas, (Portugal - 2001), «Daqui P¿rá Frente», de Catarina Ruivo, (Portugal - 2007) e «O Testamento do Senhor Napumoceno», de Francisco Manso, (Portugal/Brasil/Cabo Verde/França/Bélgica - 1997).

A programação conta ainda com os filmes «Cabo Verde, Nha Cretcheu», de Ana Ramos Lisboa, (Portugal/França/Cabo Verde - 2007), «Insularidades», de Carlos Brandão Lucas, (Portugal - 1999), «A ilha dos Escravos», de Francisco Manso, (Brasil/Cabo Verde/Portugal - 2006), «Casa de Lava», de Pedro Costa, (Portugal/França/Alemanha - 1994) e «Vanitas», de Paulo Rocha, (Portugal - 2004).

O cartaz completa-se com «Intimidade», de Patrice Chereau - Urso de Ouro 2001, «Dancer In The Dark», de Lars Von Trier - Palma de Ouro 2000, «E Fez-se Luz», de Otar Iosseliani - Grande Prémio do Júri - Festival de Veneza 1989, «Os Contos de Canterbury», de Pier Paolo Pasolini - Urso de Ouro 1972, «Still Life - Natureza Morta», de Jia Zhang-Ke - Leão de Ouro 2006 e «4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias», de Cristian Mungiu - Palma de Ouro 2007.

PUB

Últimas