Já fez LIKE no TVI Notícias?

Lars von Trier pede desculpa e já não é nazi

Relacionados

Organização do Festival de Cannes exige explicações e realizador retira o que disse

Afinal, Lars von Trier já não é nazi. As afirmações polémicas do realizador nesta quarta-feira tiveram reacções prontas de condenação e o dinamarquês também já prontamente se desculpou retirando mesmo o que tinha dito.

Von Trier deixou espantado quem o ouviu nesta manhã a dizer que tinha prazer em ser nazi e que sentia simpatia por Hitler [ver artigo relacionado]. O discurso foi feito na conferência de imprensa de apresentação de «Melancholia», o seu último filme que está na competição oficial para a Palma de Ouro do Festival de Cannes (que decorre até ao próximo dia 22).

PUB

A organização do festival reagiu com um comunicado não só a repudiar as declarações do realizador como a exigir-lhe explicações.

«O Festival de Cannes ficou perturbado com as declarações de Lars von Trier na conferência de imprensa desta manhã em Cannes. Por esse motivo, o Festival convidou-o a explicar o conteúdo das mesmas. O cineasta indica que se deixou levar por uma provocação. Apresenta as suas desculpas. A direcção do Festival toma nota e transmite as desculpas de Lars von Trier, reafirmando que nunca admitirá que a manifestação possa ser palco de tais declarações sobre tais assuntos», lê-se no site oficial do certame numa adenda ao texto da conferência de imprensa.

Lars von Trier também se desculpou publicamente e de viva voz, numa declaração recolhida pelo «The Hollywood Reporter»: Se esta manhã ofendi alguém com o que disse na conferência de imprensa peço sinceras desculpas.» «Eu não sou anti-semita, não tenho preconceitos raciais, nem sou nazi», garantiu o realizador dinamarquês.

PUB

Relacionados

Últimas