Já fez LIKE no TVI Notícias?

Barcelona acolhe retrospectiva de Manoel de Oliveira

Relacionados

Catalunha celebra centenário do nascimento do realizador

A Filmoteca da Catalunha está a acolher desde terça-feira uma retrospectiva da obra de Manoel de Oliveira para comemorar o centenário do seu nascimento e em que será exibido praticamente todo o seu trabalho, escreve a Lusa.

João Bernard da Costa, director da Cinemateca Portuguesa e responsável pela retrospectiva, recordou que Oliveira é o único cineasta em activo que começou a trabalhar com o cinema mudo.

PUB

«É o único que com 100 anos continua a trabalhar e que está actualmente a rodar o seu mais recente filme, um homem para quem o cinema faz parte de si próprio. Nunca deixou de acreditar que apenas o cinema pode fixar a realidade», sublinhou.

A retrospectiva, que está patente até 21 de Novembro, arrancou com a estreia cinematográfica de Manoel de Oliveira, «Douro, faina fluvial» (1931) a que se segue a primeira longa-metragem de ficção «Aniki-Bobó» (1942).

Ao longo da retrospectiva serão projectados, além dos filmes de Oliveira, o documentário «A 15ª pedra» de Rita Azevedo, sobre o realizador português.

No dia 16 haverá uma mesa redonda que analisará a figura de Manoel de Oliveira.

Uma retrospectiva idêntica está a ser exibida na Filmoteca Nacional, em Madrid, no âmbito da 6a edição da Mostra Portuguesa.

PUB

Relacionados

Últimas