Já fez LIKE no TVI Notícias?

Descobre os segredos do super-herói Bolt (entrevista)

Relacionados

Renato dos Anjos, animador da Disney, conta como foi criado o cão mais famoso do momento

Por detrás de um grande filme de animação está sempre uma qualificada equipa de animadores. Os truques, manobras arriscadas e o aspecto realista do super-herói «Bolt», só foram possíveis graças a um trabalho árduo de vários animadores.

Renato dos Anjos, supervisor de animação da Disney, foi uma das mentes que ajudaram a criar o super-herói canino mais famoso do momento.

PUB

Em entrevista ao IOL Cinema, o animador brasileiro destacou a qualidade de «Bolt». «Este é, sem dúvida, um dos melhores filmes da Disney. É uma história muito bonita e cativante», afirma.

Nomeado para um Globo de Ouro na categoria de Melhor Filme de Animação e Melhor Canção Original, com o tema «I Thought I Lost You», «Bolt» é apontado como um dos prováveis nomeados para os Óscares.

«Acho que merece. Vi todos os filmes de animação e o «Bolt» está entre os melhores. Nunca falámos muito no estúdio sobre a possibilidade, o nosso principal objectivo foi a qualidade. Não pensávamos nos críticos, mas sim na reacção das crianças», refere Renato dos Anjos.

Equipa criativa inspirou-se no filme «Dama e Vagabundo»

A produção criativa de «Bolt» recorreu a uma nova tecnologia, intitulada non-photorealistic rendering, que deu aos cenários 3-D uma aparência de pintados à mão.

«O estilo de animação é muito natural e realista. Fazer uma personagem realista é muito complicado, por isso cada cena durou imenso tempo, porque pretendíamos a perfeição. A nossa principal referência foi o filme "Dama e Vagabundo", que tem muita qualidade», revela o supervisor de animação.

PUB

Renato dos Anjos esteve envolvido na criação da personagem principal, o cão «Bolt». «Trabalhei com os performers e animadores e ajudei a definir o estilo de animação. Trabalhámos muito na mecânica e movimentos da personagem. O «Bolt» é um quadrúpede, o que tornou mais complicada a tarefa dos animadores em termos de mecânica. Foi um dos projectos mais difíceis em que já estive envolvido. Queremos que as pessoas vejam o «Bolt» como vêem o seu próprio cão. Como animador temos de ter a certeza que o público olha e acredita», conta.

Filme já está nos cinemas portugueses! Vê aqui a ficha de BOLT

Se «Bolt» foi uma personagem complexa, já «Rhino» proporcionou momentos divertidos à equipa criativa. A cómica personagem foi inspirada num hamster de John Lasseter, o responsável pelo departamento criativo da Disney. «Analisávamos e muitas vezes levávamos para casa o hamster. Falávamos muito com o actor Mark Walton, que deu voz à personagem, sobre os movimentos e as características da mesma», acrescenta Renato dos Anjos.

«Bolt» é o primeiro filme animado da Disney a ser criado inteiramente pelos estúdios em tecnologia digital 3D. «Adoro o filme 3D. A qualidade da animação e as tecnologias estão a evoluir. Quanto mais sabemos, mais queremos aplicar isso nos filmes. A alta tecnologia ajuda imenso os realizadores a melhorarem o seu filme», defende o criativo brasileiro sobre o futuro das películas de animação.

Renato dos Anjos começou a trabalhar como animador aos 14 anos, influenciado por um amigo da família, que o levou a fazer um estágio num estúdio. Hoje em dia, com mais de 18 anos de experiência e, depois de ter trabalhado em filmes como «Um dia de Surf» e «The Chubbchubbs!», o supervisor de animação está a desenvolver um novo projecto para a Disney.

PUB

Relacionados

Últimas