Já fez LIKE no TVI Notícias?

Deneuve adorou as fotografias de Buñuel mas desconfiou da sua

Relacionados

Actriz francesa inagurou exposição de fotografias do realizador

Catherine Deneuve inaugurou este sábado de manhã a exposição «Buñuel em fotografia: México», uma mostra de alguns dos registos a preto e branco que o cineasta espanhol fez da preparação e da rodagem dos seus filmes no período em que filmou na América.

Do espólio de cerca de 1000 fotografias estão expostas no Centro de Congressos do Estoril cerca de 80 numa das formas em que o Estoril Film Festival assinala o 25º aniversário da morte de Luis Buñuel.

PUB

São 12 os filmes em destaque com as fotografias tiradas por Buñuel a captarem um período que, não obstante vários ausentes, aqui fica definido entre «Los Olvidados» de 1950 e «Simón del Desierto» de 1965.

Javier Espada é o director do Centro Buñuel de Calanda que, com a Filmoteca Espanhola, tem a organização da exposição, e foi quem conduziu na (re)inauguração da fotografia de Buñuel uma Catherine Deneuve mais ouvinte do que faladora este sábado de manhã.

Foi em castelhano que a actriz francesa que deixou umas das marcas inesquecíveis de «Belle de Jour» e «Tristana» preferiu ouvir a narração de Espada, autor com Gaizka Urresti de o «O Último Guião», o documentário sobre Buñuel que vai ser exibido esta tarde.

«E esta, de onde vem?»

A passagem de Catherine Deneuve pelo festival de cinema português esta manhã (depois de outra inauguração na véspera) foi mais breve, mas esta «exposição maravilhosa», nas suas palavras, valeu-lhe para ver «muitas fotografias que desconhecia».

PUB

E que ao descobri-las lhe deu motivo para pedir a Espada que lhe enviasse as cópias de quatro filmes que também não tem: «El Bruto» (1953), Abismos de Pásión» (1954) «El Rio de la Muerte» (1955) e «The Young One» [ou «La Joven», de 1960, também exibido hoje.]

Pedido resolvido entre sorrisos para fechar da melhor forma a visita. Apenas um outro pedido entre os últimos - agora para si, com um par de autógrafos a dar - levou a actriz francesa a franzir um pouco a cara.

Agora com as suas fotografias, dos tempos dos filmes de Buñuel, ou num poster de «Indochina», houve uma que a deixou intrigada sobre a proveniência; o suficiente para não se contentar com uma resposta de fugida que não percebeu à primeira. «Ah, la net?!... D'Accord...», comentou fleumaticamente quando depois percebeu enquanto foi fazendo a assinatura para a posteridade.

Confira o programa deste sábado ou veja no site oficial do festival o programa completo.

PUB

Relacionados

Últimas