Já fez LIKE no TVI Notícias?

MGM declara falência para poder sobreviver

Relacionados

Plano de resgate prevê perda de autonomia em troca de perdão de dívida de 3 mil milhões euros

A Metro Goldwyn Mayer (MGM), um dos estúdios mais importantes de Hollywood e casa dos lendários «James Bond» e «O Feiticeiro de Oz», declarou esta quarta-feira falência, depois de ter chegado oficialmente a um acordo com os credores.

Como previsto no acordo feito na semana passada, a MGM colocou-se ao abrigo do capítulo 11 da Lei de protecção em caso de falência dos EUA e apresentou, diante dos tribunais de Nova Iorque, um projecto de reestruturação que poderá demorar mais de um mês a obter aprovação judicial.

PUB

O plano de resgate da MGM, que arrasta uma dívida de quase 3 mil milhões de euros, sustenta-se no acordo com a produtora «Spyglass Entertainment», com quem negociou a troca do valor da dívida por participações como accionistas no estúdio. Os executivos da produtora passam, assim, a dirigir a MGM quando esta sair da bancarrota.

Entre as dezenas de credores da MGM encontram-se os nomes das grande companhias Anchorage Advisors LLC, Highland Capital Management LP e o milionáio Carl Icahn, que tentou, durante meses, concretizar a fusão da MGM com o estúdio Lionsgate, do qual é o maior accionista.

A Metro Goldwyn Mayer, cuja história remonta aos anos 20 do século passado, foi um dos estúdios que liderou a época de ouro de Hollywood, possuindo um catálogo de quatro mil filmes. Entre eles, encontram-se alguns marcos na história do cinema, como «E Tudo o Vento Levou», «Pantera Cor-de-Rosa» e «Ben Hur».

PUB

Relacionados

Últimas