Já fez LIKE no TVI Notícias?

Manoel de Oliveira recebe prémio de humanismo no Porto

Relacionados

Realizador vai ser homenageado na quinta-feira

Num ano de celebrações e homenagens por causa dos seus cem anos, o realizador Manoel de Oliveira vai receber na quinta-feira, no Porto, o Prémio Mundial do Humanismo, atribuído pela Academia do Humanismo da Macedónia, escreve a Lusa.

Manoel de Oliveira esteve no início deste ano na Macedónia para ser distinguido com este prémio, mas a Academia fez questão de vir agora a Portugal entregar-lhe o prémio.

PUB

Assim, o realizador receberá o prémio na quinta-feira na Biblioteca do Museu de Serralves, no Porto, das mãos de Jordan Plevnes, presidente da Academia do Humanismo da Macedónia e embaixador daquela república em Paris.

A Academia do Humanismo da Macedónia, que em 2007 distinguiu o filósofo budista japonês Daisaku Ikeda com este mesmo prémio, homenageia personalidades que tenham contribuído para a defesa dos ideias de humanismo e da paz.

Manoel de Oliveira, o mais velho realizador do mundo ainda no activo, é ainda professor honorário da Academia de Cinema de Skopje, capital da Macedónia.

O Museu de Serralves vai associar-se aos cem anos que Oliveira celebra em Dezembro inaugurando a 11 de Julho uma exposição evocativa da sua obra.

Entre as várias distinções que Manoel de Oliveira já recebeu este ano contam-se, por exemplo, a Palma de Ouro pela sua carreira no Festival de Cinema de Cannes e a Medalha de Ouro de Belas Artes do governo espanhol.

PUB

Relacionados

Últimas