Já fez LIKE no TVI Notícias?

Fantasporto: «Cortámos nas grandes vedetas»

Relacionados

«Mamã» marca o início oficial do festival na 6ª feira. Mário Dorminsky explicou que este ano foi preciso cortar no convite a estrelas internacionais

A antestreia nacional de «Mamã», produzido por Guillermo Del Toro e protagonizado por Jessica Chastain, assinala o início oficial do Fantasporto na sexta-feira. Até lá, na pré-abertura, a partir desta segunda-feira, há muita ação e animação.

Ao todo são quase 300 filmes de 37 países, incluindo muitas antestreias em Portugal. Mas há mais, como a estreia mundial da cópia restaurada do filme britânico de 1948, «Os Sapatos Vermelhos».

PUB

Até 10 de março, serão realizadas 200 sessões de cinema num festival que teve de lidar com o orçamento mais baixo de sempre. O maior corte foi nos apoios privados em dinheiro.

«O que nós não temos é a parte financeira. Porque a maioria do que era necessário para o festival ser realizado nós arranjámos a nível de parcerias a custo zero», explicou Mário Dorminsky à TVI.

«Há uma coisa que, de facto, nós cortámos. Cortámos concretamente com os grandes convidados, aquilo que são as grandes vedetas. E cortámos com aquilo que é a nossa lógica, ao longo dos anos, de promoção internacional», contou o diretor do Fantasporto.

Em 2012, o festival recebeu quase 74 mil espectadores. Este ano, as promessas de bom cinema são muitas nestes 14 dias de Fantasporto com destaque também para o cinema português. Manoel de Oliveira vai ter direito a uma homenagem com a exibição de «Aniki Bóbó».

PUB

Relacionados

Últimas