Já fez LIKE no TVI Notícias?

Terror regressa a Lisboa esta quarta-feira

Relacionados

«Doomsday» abre a 2ª edição de MOTELx

A 2ª edição do MOTELx - Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa - arranca esta quarta-feira, dia 3 de Setembro, no cinema São Jorge.

O ponto alto do evento é a presença em Portugal do realizador brasileiro José Mojica Marins, também conhecido pela personagem Zé do Caixão. O realizador estará na capital portuguesa para apresentar «Encarnação do Demónio», filme que fecha uma trilogia de cinema de terror iniciada nos anos 1960 e que por estes dias é exibido no festival de cinema de Veneza.

PUB

«Encarnação do Demónio», que conta a história de uma obsessão de Zé do Caixão em gerar o filho perfeito, foi escrito nos anos 1960, mas só rodado quarenta anos depois devido a sucessivos imprevistos, entre os quais a morte de vários produtores.

Mojica Marins, 72 anos, é o mais popular realizador brasileiro no género do terror e dele serão exibidos no MOTELx os filmes «À meia-noite levarei sua alma» (1964), «Esta noite encarnarei no seu cadáver» (1968), integrantes daquela trilogia, e «O Despertar da Besta» (1969).

O criador e intérprete do aterrador cangalheiro Zé do Caixão estará em Lisboa ainda para conduzir um workshop, entre 4 e 6 de Setembro, em conjunto com a sua filha, também realizadora, Liz Marins.

Nesta segunda edição do MOTELx haverá espaço para exibir «cinema de terror contemporâneo, de todos os sítios imaginários e não dos locais mais habituais como os Estados Unidos», disse um dos directores do MOTELx, João Monteiro, à Lusa.

Da programação destacam-se «George Romero's Diary of the Dead», filme de zombies de George Romero, «Stuck», de Stuart Gordon, «Doomsday», de Neil Marshall, «Teeth», de Mitchell Lichenstein, e «Hiss», de Fahim Hashimy, considerado o primeiro filme de terror feito no Afeganistão.

PUB

O mais recente cinema de terror francês será exibido no ciclo «A nouvelle vague do terror», com filmes como «Sheitan», de Kim Chapiron, e com Vicent Cassel, e «A l'interiéur», de Julien Maury & Alexandre Bustillo.

A secção «Doc terror» inclui aquele que a organização diz ser o mais difícil filme do festival: «Animal, el documental», de Angel Mora, sobre as touradas de morte em Espanha.

Das vinte curtas-metragens programadas para esta edição seis são portuguesas, entre as quais «Codename Reanimator», de Frederico Gonçalves e Vasco Santos, «O rim», de Fernando Alle, e «Serão», de Joana Toste.

Nesta segunda edição, haverá ainda uma secção nova, intitulada «Lobo Mau» e dedicada aos mais novos, para demonstrar que o cinema de terror também pode ser visto e experimentado por jovens e crianças, desde que devidamente acompanhados.

O MOTELx é um festival organizado pelo CTLX - Cineclube de Terror de Lisboa e conta entre os seus objectivos mostrar cinema de terror contemporâneo e estimular a produção nacional nesta área.

PUB

Relacionados

Últimas