Já fez LIKE no TVI Notícias?

Três estreias portuguesas em Cannes

João Pedro Rodrigues, Hugo Vieira da Silva e Pedro Costa estreiam filmes no festival

Os realizadores João Pedro Rodrigues, Pedro Costa e Hugo Vieira da Silva vão marcar presença em Maio no festival de Cannes para apresentar obras em estreia mundial.

«Morrer como Um Homem», terceira longa-metragem de João Pedro Rodrigues, foi seleccionada para a secção «Un Certain Regard», na qual estão ainda outras 19 produções de todo o mundo, avança a agência Lusa.

PUB

Co-produzido entre Portugal e França, «Morrer como um homem» é baseado na história verdadeira de Tonia, um travesti veterano dos espectáculos de «drag queen» de Lisboa, e sucede a longa-metragem «Odete» e à curta-metragem «China, China».

Pedro Costa marcará presença na Quinzena dos Realizadores, evento paralelo ao festival de Cannes, onde apresentará «Ne change rien», filme a preto e branco de 2005, sobre e com a actriz francesa Jeanne Balibar.

O filme, já exibido na retrospectiva da obra de Pedro Costa que tem percorrido várias cidades de todo o mundo, é uma produção da OPTEC - Sociedade Óptica Técnica e conta com co-produção da Red Star Cinéma (Paris) e da Cinematrix (Tóquio).

O realizador Hugo Vieira da Silva, autor de «Body rice», estará em Cannes para promover um novo projecto no «Atelier Cinéfondation», secção destinada a acolher projectos de longas-metragens de todo o mundo para potenciais financiadores e distribuidores.

Hugo Vieira da Silva, radicado na Alemanha, apresentará «Red Cross», com rodagem marcada para Novembro em Berlim e que será co-produzido pela produtora Flying Moon (Alemanha) e Contracosta (Portugal).

PUB

Destaque ainda para Leonor Silveira, actriz e sub-directora do Instituto do Cinema e Audiovisual, que integrará o júri da secção Cinefondation e das curtas-metragens.

Pela Palma de Ouro, o prémio máximo do Festival de Cinema de Cannes, competem Pedro Almodóvar, Quentin Tarantino, Ken Loach e Ang Lee.

A selecção de vinte filmes para a competição oficial é dominada por realizadores consagrados da Europa e da Ásia, muitos deles já distinguidos em Cannes.

São os casos de Quentin Tarantino, Palma de Ouro em 1994, que apresentará «Inglorious basterds», e Ken Loach, premiado em 2006, que concorre com «Looking for Eric», com o antigo futebolista Eric Cantona.

Lars Von Trier, distinguido em 2000 com «Ondas de Paixão», estará em Cannes com «Antichrist», e Michael Haneke, Palma de Ouro em 2001 com «A Pianista», mostrará «Le ruban blanc».

Em competição vão estar ainda «Los abrazos rotos», de Almodóvar, «Vincere», filme de Marco Bellocchio, «Bright Star», de Jane Campion, e «Les herbes folles», de Alain Resnais.

PUB

Ang Lee estreará «Taking Woodstock», comédia sobre o festival norte-americano, que está a celebrar 40 anos.

Fora de competição será exibido «The Imaginarium of Doctor Parnassus», fantasia de Terry Gilliam que o actor Heath Ledger não concluiu.

A 62ª edição do festival de Cannes decorrerá de 13 a 24 de Maio.

O júri que atribui a Palma de Ouro será presidido pela actriz francesa Isabelle Huppert.

O festival abrirá, pela primeira vez, com um filme de animação, a comédia «Up», dos estúdios Pixar e Walt Disney, em estreia mundial e com projecção em três dimensões.

PUB

Últimas