Já fez LIKE no TVI Notícias?

Leão de ouro é de Werner

Relacionados

Cineasta alemão arrecada o prémio que apenas foi atribuído quatro vezes durante as 65ª edições do festival

Werner Schroter foi o vencedor do Leão de Ouro Especial do Jurí do Festival de Veneza pelo seu mais recente filme, «Esta noite» (Nuit de Chien), exibido na 65ª edição da Mostra de Arte Cinematográfica e também pelo conjunto de toda a sua obra.

A cerimónia de encerramento decorre este sábado à noite em Veneza e o Júri da principal secção competitiva do festival foi constituído por Yurij Nikolaevic Arabov, Valeria Golino, Douglas Gordon, John Landis, Lucrecia Martel, Johnnie To e presidido por Wim Wenders.

PUB

Trata-se de um prémio excepcional, apenas atribuído por quatro vezes nas 65 edições existentes do festival, que confirma assim a importância do cineasta alemão, uma das figuras centrais do Novo Cinema Alemão dos anos 70 e 80, com uma das carreiras mais marcantes e excêntricas do cinema mundial.

«Talvez um dos seus melhores filmes»

«Esta Noite» («Nuit de Chien») é o terceiro filme de Werner Schroeter com produção de Paulo Branco, após O REI DAS ROSAS (1986) e DEUX (2002), todos rodados em Portugal, e será o terceiro Leão de Ouro atribuído a um filme produzido por Paulo Branco.

Filme de Werner Schroter foi aplaudido pela crítica que o apelidou de «Mágico Werner Mágico Cinema»

Para o crítico do Libération (Philippe Azoury) «O cinema de Werner Schroeter tem uma fibra mágica, ele inventa um mundo, um tempo, não deixa fazer nada que não seja da ordem do artifício e da beleza. A ambiguidade, a infâmia, a beleza e o riso perante a morte são os ingredientes desta noite nos submundos da História».

«Esta noite» («Nuit de Chien) é apontado como «talvez um dos seus melhores filmes de um vigor intacto. Um cinema que atraiçoa o real, despe-o, presta-lhe homenagem e depois amassa-o. Tanto melhor. Um cinema que não cedeu ao maneirismo único que o trata como um ideal. Ainda melhor», sublinhou.

PUB

Relacionados

Últimas